Brasil está em crise econômica? 6 em cada 10 brasileiros dizem que sim

Segundo pesquisa feita pelo BTG Pactual e FSB Pesquisa, 62% dos brasileiros acreditam que o Brasil está em crise econômica, com dificuldade de retomada. Na outra ponta, 32% dos entrevistados consideram que o país vem conseguindo superar a situação. Outros 5% avaliam que a economia vive um momento bom.

Brasil está em crise econômica? 6 em cada 10 brasileiros dizem que sim
Brasil está em crise econômica? 6 em cada 10 brasileiros dizem que sim (Imagem: Montagem/FDR)

De acordo com o levantamento, dois em cada cinco eleitores consideram que o grande responsável pela crise econômica é o governo atual. Um em cada quatro pessoas consideram que a pandemia de coronavírus é a maior culpada pelo cenário financeiro adverso.

A pesquisa informa que 21% dos eleitores culpam governos anteriores pela crise econômica atual. Ainda há 8% que responsabilizam a situação internacional pela adversidade no Brasil.

Maioria dos entrevistados demonstram pessimismo para o Brasil

Com relação às expectativas, uma parte considerável dos brasileiros demonstra pessimismo.

Dentre os entrevistados, 60% imaginam que o custo de vida e inflação deve subir nos próximos seis meses (40% acreditam que vão aumentar e 20% preveem que vão aumentar muito).

Vale destacar que, atualmente, o país já vive um cenário de grande inflação. A prévia da inflação de abril, por exemplo, acelerou para 1,73%. Essa foi a maior variação mensal do indicador desde fevereiro de 2003, segundo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado recente também foi a maior variação para um mês de abril desde 1995. No ano, o IPCA-15 registra um aumento de 4,31%.

A pesquisa também aponta que 43% dos brasileiros imaginam que os atrasos em pagamentos aumentarão (30% projetam que vão aumentar e 13% acreditam que vão aumentar muito).

Por fim, 36% dos entrevistados estimam que o desemprego ficará pior (27% consideram que vai aumentar e 9% acreditam que vão aumentar muito).

Segundo divulgado pelo IBGE, no trimestre encerrado em fevereiro, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,2%. A falta de emprego afeta 12 milhões de brasileiros. O número de ocupados mostrou interrupção em comparação ao trimestre anterior, estimado em 95,2 milhões.

O levantamento do BTG Pactual e FSB Pesquisa, chamado de “O que pensa o eleitor brasileiro (rodada 2), foi realizado com 2 mil eleitores entre a última sexta-feira (22) e domingo (24). A divulgação dos resultados aconteceu nesta segunda-feira (25).

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.