Não recebi meu 13º pelo INSS; o que fazer?

Começam no dia 25 de abril (segunda-feira) os pagamentos do 13º salário para beneficiários do INSS. A antecipação do abono deve beneficiar 36 milhões de segurados do instituto, a maioria deles com um salário mínimo (R$ 1.212). Em alguns casos, no entanto, o segurado pode se surpreender com a ausência do depósito na data prevista. A seguir, explicamos como proceder nessa situação.

O que fazer caso 13º do INSS não seja depositado

O segurado que se deparar com o não recebimento do abono deve, em primeiro lugar, se certificar de que realmente tem direito ao benefício. O 13º é dado a quem recebe os seguintes benefícios do INSS:

Em segundo lugar, é necessário conferir se a data prevista para o depósito realmente já chegou. Os pagamentos do 13º ocorrem nas mesmas datas dos pagamentos do benefício regular e são realizados de acordo com o valor e com o final do número do benefício. Confira aqui o calendário.

Caso o segurado realmente tenha direito ao 13º e a data de pagamento já tenha chegado, mas, mesmo assim, o depósito não ocorreu, é possível solicitar a realização do depósito através do Meu INSS. Isso pode ser feito na versão site e na versão app. Em ambos os casos o login é feito através de uma conta Gov.br, informando CPF e a senha cadastrada.

Para fazer a solicitação, é necessário informar o número do benefício. Caso você não saiba esse número, basta clicar em “Meus benefícios”, na página inicial do app ou site Meu INSS (surge após o usuário efetuar login).

De posse do número do benefício, clique em “Agendamentos/Solicitações”. Em seguida, clique em “Novo Requerimento” e digite na barra de pesquisa “Solicitar pagamento de benefício não recebido”. Selecione a opção que aparecer e clique em “Atualizar” na página seguinte.

Uma página para alterar dados de contato surgirá. Se for necessário, preencha os dados solicitados e clique em “Atualizar”. Se não for necessário, clique em “Avançar” no fim da página e em “Avançar” na página seguinte. Informe os dados do requerente e clique novamente em “Avançar”. Por fim, basta confirmar o envio do requerimento e gerar o comprovante.

O INSS também conta com a Central de Atendimento, pelo telefone 135, através do qual o segurado pode esclarecer dúvidas sobre o pagamento de benefícios. Existe, ainda, a possibilidade de comparecer a uma agência do instituto, mediante agendamento prévio, também realizado pelo site ou app Meu INSS.

Amaury NogueiraAmaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.
Sair da versão mobile