Meu INSS: Passo a passo para agendar atendimento presencial

Com o aplicativo e site Meu INSS os segurados podem fazer o agendamento para o atendimento presencial nas agências. Com isso, podem marcar dia e horário que desejam comparecer ao local.

Meu INSS: Passo a passo para agendar atendimento presencial
Meu INSS: Passo a passo para agendar atendimento presencial (Imagem: montagem/FDR)

Para acessar o Meu INSS é preciso estar cadastrado. Para isso, basta informar o CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS.

Após essa etapa basta realizar o login na plataforma. Veja abaixo o passo a passo:

  • Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS;
  • Clique em “Crie sua conta Gov.br”;
  • Selecione uma das opções de cadastro disponíveis;
  • Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
  • Crie uma senha pessoal segura;
  • Confirme os dados pessoais.

Após realizar esse cadastro será possível solicitar e acessar os demais serviços disponíveis no Meu INSS. Os cidadãos que desejarem agendar o atendimento presencial devem seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse a Página ou app do Meu INSS;
  • Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  • Compareça na data marcada.

Serviços disponíveis no Meu INSS

  • Acompanhamento do andamento de benefício e serviços;
  • Agendamentos e solicitações;
  • Agendar perícia;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Auxílio-doença;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • Calendário de Pagamento;
  • Carta de Concessão;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
  • Declaração de Benefício do INSS;
  • Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI);
  • Emitir Guia de Pagamentos (GPS);
  • Encontre uma Agência;
  • Enviar documentos digitalizados;
  • Extrato de Contribuição CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
  • Extrato de empréstimos consignados;
  • Extrato de pagamento de benefícios;
  • Extrato do imposto de renda;
  • Pedido de aposentadorias;
  • Pensão por morte;
  • Recurso e revisão;
  • Resultado de Benefício por Incapacidade;
  • Salário maternidade;
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
  • Simulador de aposentadoria;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Verificar Autenticidade de Documentos.

Além das duas plataformas digitais, o Instituto Nacional do Seguro Social dispõe também de outra opção para fazer agendamentos e solicitações.

A Central de Atendimento do INSS funciona de segunda-feira a sábado, das 07h às 22h. Para entrar em contato basta o segurado ligar para o número 135.

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Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.