Saque do FGTS vai ser liberado ainda no fim do mês. Os cidadãos devem ficar atentos aos valores de R$ 1 mil liberados pelo fundo de garantia. Para quem ainda não sabe se terá direito, as consultas já estão disponíveis pela internet. Abaixo, saiba como descobrir o número do seu NIS e verificar a autorização do depósito.
O FGTS emergencial foi aprovado pelo governo federal e a Caixa Econômica já está otimizando as consultas para a população. Cada titular poderá retirar até R$ 1 mil, desde que tenha a mesma quantia retida nas contas ativas e inativas.
Para saber o valor acumulado no FGTS, o cidadão precisa ter em mãos o número do NIS. Com ele, é possível acessar o extrato bancário e conferir cada repasse já feito.
Passo a passo para acessar o número do NIS
Por telefone
- É possível consultar o número de seu PIS por meio de seu CPF ligando para o telefone da Previdência Social (135). Selecionando a opção 5, um atendente vai confirmar os seus dados cadastrais e informar o seu número do PIS. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
- A Caixa também pode informar o número de seu PIS pelo serviço Caixa Cidadão, no telefone 0800-7260207. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento com atendente ocorre de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Por aplicativos
- Carteira de Trabalho Digital: Na CTPS digital, é possível conferir o número do PIS dentro de um dos contratos registrados. O aplicativo da CTPS está disponível para download na versão Android ou versão iOS.
- FGTS: Assim como na CTPS digital, é possível conferir o número do PIS no app do FGTS dentro de um dos contratos registrados. O aplicativo da CTPS está disponível para download na versão Android ou versão iOS.
- Caixa Trabalhador e Caixa Tem: A Caixa disponibiliza, nestes aplicativos, os dados referentes ao PIS.
Pela internet
- Cnis: Acessando o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), clique em “Cidadão”, e em seguida na palavra “Inscrição” no canto superior esquerdo do menu. Depois, escolha a opção “Filiado”. Preencha os dados de forma idêntica ao que está em sua carteira de trabalho e clique em “Continuar”. Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem em vermelho, no canto superior da tela, informando que seus dados já constam na base do CNIS e o número do NIT, que é o mesmo do PIS.
- Caixa: No site da Caixa, a consulta é possível pelo CPF.
- Meu INSS: Ao acessar o site, faça seu cadastro. Após essa etapa, é possível consultar os dados do usuário no ícone superior à direita – incluindo o número do PIS.