FGTS: saiba como consultar o número do PIS para solicitação do saque

Saque do FGTS vai ser liberado ainda no fim do mês. Os cidadãos devem ficar atentos aos valores de R$ 1 mil liberados pelo fundo de garantia. Para quem ainda não sabe se terá direito, as consultas já estão disponíveis pela internet. Abaixo, saiba como descobrir o número do seu NIS e verificar a autorização do depósito.

FGTS: saiba como consultar o número do PIS para solicitação do saque (Imagem: FDR)
FGTS: saiba como consultar o número do PIS para solicitação do saque (Imagem: FDR)

O FGTS emergencial foi aprovado pelo governo federal e a Caixa Econômica já está otimizando as consultas para a população. Cada titular poderá retirar até R$ 1 mil, desde que tenha a mesma quantia retida nas contas ativas e inativas.

Para saber o valor acumulado no FGTS, o cidadão precisa ter em mãos o número do NIS. Com ele, é possível acessar o extrato bancário e conferir cada repasse já feito.

Passo a passo para acessar o número do NIS

Por telefone

  • É possível consultar o número de seu PIS por meio de seu CPF ligando para o telefone da Previdência Social (135). Selecionando a opção 5, um atendente vai confirmar os seus dados cadastrais e informar o seu número do PIS. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
  • A Caixa também pode informar o número de seu PIS pelo serviço Caixa Cidadão, no telefone 0800-7260207. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento com atendente ocorre de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Por aplicativos

  • Carteira de Trabalho Digital: Na CTPS digital, é possível conferir o número do PIS dentro de um dos contratos registrados. O aplicativo da CTPS está disponível para download na versão Android ou versão iOS.
  • FGTS: Assim como na CTPS digital, é possível conferir o número do PIS no app do FGTS dentro de um dos contratos registrados. O aplicativo da CTPS está disponível para download na versão Android ou versão iOS.
  • Caixa Trabalhador e Caixa Tem: A Caixa disponibiliza, nestes aplicativos, os dados referentes ao PIS.

Pela internet

  • Cnis: Acessando o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), clique em “Cidadão”, e em seguida na palavra “Inscrição” no canto superior esquerdo do menu. Depois, escolha a opção “Filiado”. Preencha os dados de forma idêntica ao que está em sua carteira de trabalho e clique em “Continuar”. Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem em vermelho, no canto superior da tela, informando que seus dados já constam na base do CNIS e o número do NIT, que é o mesmo do PIS.
  • Caixa: No site da Caixa, a consulta é possível pelo CPF.
  • Meu INSS: Ao acessar o site, faça seu cadastro. Após essa etapa, é possível consultar os dados do usuário no ícone superior à direita – incluindo o número do PIS.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.