Fui demitido sem justa causa; quais são os meus direitos e como solicitá-los?

Pontos-chave
  • Direitos trabalhistas: saiba o que receber em caso de demissão sem justa causa;
  • Como solicitar o seguro desemprego?
  • Em que situação posso fazer o saque integral do FGTS?

Empregabilidade nacional passa por período de instabilidade. Nos últimos meses, o Brasil vem vivenciando uma forte crise econômica que está afetando a contratação de milhares de cidadãos. Para quem foi demitido sem justa causa, a concessão dos direitos trabalhistas é obrigatória. Abaixo, saiba quais são os pagamentos que devem ser solicitados.

Fui demitido sem justa causa; quais são os meus direitos e como solicitá-los? (Imagem: FDR)
Fui demitido sem justa causa; quais são os meus direitos e como solicitá-los? (Imagem: FDR)

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e difícil. O número de demissões permanece em alta, fazendo com que o cidadão tenha como fonte de renda temporária os valores repassados a partir dos direitos vinculados a CLT.

Se você foi afastado de seu cargo recentemente ou está passando por um momento de insegurança na empresa, é preciso buscar informações sobre os seus direitos. A concessão de pagamentos como o seguro-desemprego ou FGTS, por exemplo, está entre as obrigatoriedades para as demissões sem justa causa.

No entanto, é válido ressaltar que esses abonos são pagos apenas para quem está com contrato CLT, ou seja, MEI’s não possuem direito.

Quais são os direitos em caso de demissão sem justa causa?

Seguro desemprego

Esse benefício é o mais solicitado em caso de demissão. Ele concede salários entre três ou cinco meses, a depender do tempo de atuação do cidadão e de quantas vezes já recorreu ao abono.

Normalmente, são contemplados por eles os seguintes grupos:

Como solicitar o seguro desemprego

Quais são os prazos do seguro desemprego

Saque Extraordinário do FGTS 2022: Calendário, Valor e Quem tem direito?

Saque do FGTS

Outro valor a ser recebido também é a quantia contabilizada na conta do FGTS. Nesse caso, mensalmente o empregador repassou 8% do salário para o fundo de garantia. Toda essa “poupança” pode ser retirada mediante a apresentação da seguinte documentação:

 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile