O aplicativo do Nubank é o mais baixado pelos brasileiros e permanece liderando este mercado. As informações foram coletadas pelo banco de investimentos UBS BB, que realizou um comparativo entre os bancos de varejo tradicionais e também os conhecidos como newcomers, ou bancos digitais.
Falando apenas dos bancos digitais que não possuem ligação direta com os bancos tradicionais, o Nubank responde por 42% dos downloads considerando uma média de três meses. No segundo lugar aparece o C6 Bank, mas com a porcentagem bem abaixo, apenas 20% dos downloads. Fechando o pódio, aparece o Inter com 18% dos downloads.
O aplicativo do Nubank também tem uma excelente avaliação dos usuários, conquistando 4.6 estrelas na Play Store. De acordo com a amostra do UBS, a nota é 0.3 ponto percentual maior que a média para os grandes bancos.
Ao incluir os bancos tradicionais na pesquisa, a quantidade de downloads do aplicativo do Nubank perde somente para o app da Caixa Econômica que é usado para entrar na conta poupança social digital.
Mesmo que o UBS não cite no relatório, é importante destacar que na última semana o governo anunciou a liberação de saques de até R$ 1 mil de contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Disputa entre bancos digitais e tradicionais
A pesquisa do UBS apresenta um gráfico que revela a evolução entre os anos de 2016 até 2022 dos downloads de aplicativos de bancos tradicionais ante aplicativos de bancos digitais.
No gráfico é possível conferir não só a queda da fatia dos bancos tradicionais, como também o crescimento da presença dos bancos digitais nos smartphones dos brasileiros. Em fevereiro de 2016, os aplicativos de bancos digitais não respondiam nem por 10% dos downloads. Atualmente, corresponde a 48%.
Os bancos digitais Caixa Tem, Next, Digio e Superdigital que são administrados por bancos digitais também foram incluídos no estudo.
São considerados bancos digitais aqueles que não possuem ligação com bancos tradicionais, como o Nubank, C6 Bank, Agibank, Inter, Neon, banQi, Banco Original e BS2.