Fintech vai transformar comércio de cidades sem agência bancária em ‘casas de serviços financeiros’

Fintech vai transformar comércio de cidades sem agência bancária em ‘casas de serviços financeiros’. Essa é a solução proposta pela Parça que visa atender municípios com até 80 mil habitantes.

De acordo com dados do Banco Central, até agosto de 2021 mais de 40% dos municípios brasileiros não possuíam agências bancárias à serviço da população. Além disso, o banco afirma ser crescente o número de cidades sem qualquer tipo de atendimento presencial ou caixa eletrônico, passando de 377 para 384.

Diante da necessidade, a Fintech Parça Serviços Financeiros tem o intuito de fornecer alternativas para quem reside nesses locais e possui acesso limitado à internet.

Atuação da Parça

A empresa atua no desenvolvimento de totens de autoatendimento para pagamento e parcelamentos de boletos, recargas, entre outras funcionalidades. A tecnologia desenvolvida pela Parça pretende atender cidades de 50 a 80 mil habitantes.

A chamada versão single inclui totem que deve ser posicionado em pontos estratégicos das cidades, onde é maior a circulação de pessoas, além do equipamento de serviços financeiros da Parça. Nos terminais, os clientes podem realizar pagamentos e parcelamentos em até 12x no crédito e empréstimos.

Os totens da Parça permite ainda só cliente a chance de obter a quitação de taxas e tributos, solicitação de crédito pessoal, recarga de celular e consultas veiculares de CPF e de CNPJ.

O diretor executivo da fintech, Antônio Brizoti, explica o sistema de franqueamento como oportunidade de desenvolvimento do comércio local. “É uma oportunidade de empreendedorismo que dá ao franqueado a possibilidade de desenvolver o negócio local. Os serviços da Parça vendidos através dos nossos equipamentos, é uma inovação disruptiva que, à medida em que as casas lotéricas e agências bancárias desaparecem, oferece opções práticas e acessíveis para a população ficar em dia com as contas e realizar tantos outros serviços essenciais para a população. Se os bancos não vão até os clientes, nós iremos!”

“O Franqueado tem um papel vital na expansão de nossos serviços. Ele não precisa ter um perfil vendedor, mas precisa ter um bom relacionamento onde atua, entender qual a necessidade da região e levar soluções. Essa é a essência da Parça: facilitar a vida das pessoas”, conclui Brizoti. Atualmente são 200 totens em operação em 22 estados brasileiros.

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.