Valores esquecidos: nascidos a partir de 1984 já podem agendar saque

A partir desta segunda-feira (21), pessoas nascidas a partir de 1984 e empresas abertas a partir dessa data podem agendar o resgate de “valores esquecidos” em contas bancárias. O agendamento pode ser feito até sexta-feira (25) e haverá repescagem no sábado (26), das 4h às 24h.

O processo de consulta foi aberto pelo Banco Central em 13 de fevereiro. Quem descobriu que tinha dinheiro a receber teve que esperar o período para agendamento do saque, conforme a data de nascimento ou abertura da empresa.

Pessoas nascidas ou empresas abertas antes de 1968 puderam agendar entre 7 e 11 de março, com repescagem em 12 de março. Em seguida, pessoas nascidas ou empresas abertas entre 1968 e 1984 puderam agendar o saque entre 14 e 18 de março, com repescagem no dia 19.

Quem perdeu esses prazos, incluindo os sábados de repescagem, poderá fazer o agendamento a partir da próxima segunda-feira (28), quando o processo fica aberto a todos, independente do ano de nascimento.

Uma nova etapa do processo será iniciada em maio, com outros tipos de valores esquecidos, num total de R$ 4,1 bilhões. É importante destacar que o direito a resgatar os valores é definitivo e o dinheiro continua guardado na instituição bancária enquanto não é devolvido.

Como agendar saque dos valores esquecidos

  • O agendamento deve ser feito no horário informado após a consulta, realizada no site valoresareceber.bcb.gov.br. Caso você perca o horário, basta fazer a consulta novamente e um novo horário será informado.
  • O agendamento é feito pelo mesmo site. Depois de acessar, clique no botão “Acessar meus Valores a Receber”.
  • Será preciso fazer login usando a sua conta Gov.br. É preciso ter nível prata ou ouro. Quem tem conta nível bronze precisa cumprir alguns requisitos de segurança para subir de nível.
  • Aceite o termo de responsabilidade.
  • O cidadão poderá consultar o valor que pode receber, qual a instituição e outras informações.
  • Em seguida, o cidadão poderá escolher uma forma de receber o valor esquecido. Nos casos em que for possível receber por Pix, basta clicar em “Solicitar por aqui”. Informe uma chave Pix e guarde o número de protocolo. O dinheiro deverá ser depositado pela instituição em até 12 dias.
  • Em outros casos, no entanto, não é possível receber por Pix. Será preciso, então, entrar em contato com a instituição onde estão os valores esquecidos, por telefone ou e-mail, e requisitar uma transferência por DOC ou TED. Clicando no nome da instituição, serão informados os canais de atendimento disponíveis.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.