Fies divulga lista de pré-selecionados; saiba como consultar

O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (18) a lista de pré-aprovados do primeiro semestre do programa Fies (Financiamento Estudantil). Nessa primeira etapa, 66.555 bolsas serão ofertadas para estudantes de baixa renda, em condições especiais. A lista pode ser consultada no site do Acesso Único. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada pelo candidato para participar do Fies.

A divulgação dos pré-aprovados deveria ter sido realizada na terça-feira (15), mas foi adiada devido a problemas técnicos. Além do adiamento, o MEC resolveu reabrir as inscrições, apenas durante o dia 15 de março.

Quem foi pré-aprovado deverá complementar as informações de inscrição, através da própria página em que o resultado é divulgado. É preciso escolher o valor do financiamento e o banco por onde o procedimento será feito.

Em seguida, é preciso comparecer à instituição de ensino para a qual o candidato foi selecionado e apresentar os documentos exigidos. Isso deve ser feito em até 5 dias, contados a partir do seguinte à complementação de informações.

Por fim, o candidato deve comparecer ao banco escolhido para fazer o financiamento para entregar documentos e assinar o contrato. Esse procedimento deve ser realizado dentro de um prazo de dez dias, contados a partir do 3º dia útil após a visita à instituição de ensino.

Já a convocação dos candidatos da lista de espera ocorrerá entre os dias 26 de março e 4 de maio.

Como funciona o Fies?

O Fies é uma das ferramentas criadas para facilitar o acesso dos jovens de baixa renda ao ensino superior. Porém, ao contrário do ProUni, no Fies o estudante faz um financiamento junto a uma instituição financeira, ou seja, faz um empréstimo, que deverá quitado após a conclusão do curso.

O critério básico para seleção no Fies é a nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A conclusão de um curso superior e a participação em edições anteriores do Fies também são considerados no processo seletivo.

Para fazer a inscrição no Fies, é necessário ter feito o Enem entre os anos de 2010 e 2021, não ter zerado a redação e ter tirado nota superior a 450 nas demais disciplinas. Além disso, é preciso ter renda familiar bruta de 1 a 3 salários mínimos por mês.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.