Passo a passo para matrícula na lista de espera do FIES; prazo até terça (31)

Foi selecionado no FIES? Então, fique atento aos prazos e não perca a sua vaga. Isso porque, a matrícula dos aprovados está aberta apenas até amanhã, 31. Quem não realizar o procedimento não poderá recorrer posteriormente.

Passo a passo para matrícula na lista de espera do FIES; prazo até terça (31)
Passo a passo para matrícula na lista de espera do FIES; prazo até terça (31) (Imagem/Reprodução: Pronatec)

O Ministério da Educação dá aos estudantes o prazo de 3 dias para a realização da complementação de informações após a aprovação.

No entanto, os candidatos têm apenas até amanhã para realizar essa etapa. Após o prazo ser encerrado as vagas não preenchidas serão destinadas a seleção de vagas remanescentes.

Como complementar as informações após ser pré-selecionado no FIES?

O primeiro passo para os estudantes pré-selecionados é acessar o portal do Fundo de Financiamento Estudantil, lá ele terá que realizar o login com seus dados cadastrados durante a inscrição.

Essa é a primeira etapa para a contratação do financiamento, nela, o estudante precisa conferir seus dados no sistema e inserir o que for solicitado. Após isso, ele terá que realizar dois procedimentos:

Se apresentar à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento em até 5 dias após a complementação. É na CPSA que o estudante terá que apresentar todos os documentos para realizar a sua matricula.

Como estamos em tempos de pandemia ainda, o estudante precisa observar como os procedimentos estão sendo realizados na instituição em que vai estudar.

Pois, é possível que eles sejam feitos de forma virtual ou presencial. Após isso, ele terá que comparecer em um agente bancário, em até 10 dias que são contados a partir do 3 dia útil após o comparecimento na CPSA.

Nessa etapa mais uma vez ele deve conferir todos os documentos necessários. É nesse momento em que o financiamento estudantil é realmente contratado.

Vale lembrar que essa contratação está sujeita a aprovação. Além disso, caso seja necessário fiador, ele deve acompanhar o estudante para a contratação.

Em caso de dúvidas, acesse o Portal do Programa ou entre em contato pela Central de Atendimento, no número 0800-616161.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.