Fies: estudantes inadimplentes já podem negociar dívidas; saiba como realizar

Governo Federal inicia renegociações para os devedores do FIES. Nessa semana, o Ministério da Educação deu abertura aos reajustes contratuais do Fundo de Financiamento Estudantil. Cerca de 1 milhão de estudantes poderão parcelar e reduzir seus débitos a partir de acordos feito com a Caixa Econômica e com o Banco do Brasil. Saiba mais.

 

Após meses tramitando em Brasília, o projeto que aprova as renegociações de dívidas pelo Fies foi aprovado. Cerca de 1 milhão de estudantes poderão ter acesso a possibilidades de descontos, sendo possível sanar a dívida. Para iniciar o procedimento é preciso ir até uma agência bancária.

De acordo com os informes emitidos pelo governo federal, a renegociação será permitida para estudantes com dívidas de 90 a 360 dias de atraso. Para eles, será concedido um desconto de 12% no saldo devedor, isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 vezes.

Ao todo, são mais de R$ 9 bilhões em valores não pagos. Quem tiver em débito há mais de 360 dias terá a chance de um reajuste de até 86% do valor total. Para os titulares registrados no CadÚnico ou beneficiário do Auxílio Emergencial, o desconto será de 92%.

O pagamento restante poderá ser feito em até 10 meses.

Como negociar mina dívida no Fies?

Para ter acesso a renegociação é preciso entrar em contato com o Banco do Brasil ou com a Caixa Econômica. O estudante deve contactar a instituição responsável pela concessão do seu contrato, sinalizando um interesse de sanar o débito. O valor mínimo das prestações é de R$ 200 mensais.

Quem estiver vinculado a Caixa, poderá fazer uma consulta no site da Caixa para verificar se pode ou não pedir a renegociação, de acordo com as regras estabelecidas. Para mais informações, os estudantes poderão acessar o endereço www.caixa.gov.br/fies ou ligar no 0800 726 0101.

Já no Banco do Brasil, a renegociação acontece através das centrais de informações, sendo elas: App BB, portal www.bb.com.br, WhatsApp (61-4004-0001) e Central de Atendimento BB (0800-729-0001).

Para mais informações sobre o Fies e demais projetos do governo federal na área de educação, acesse nossa página exclusiva de carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.