Fies: estudantes inadimplentes já podem negociar dívidas; saiba como realizar

Governo Federal inicia renegociações para os devedores do FIES. Nessa semana, o Ministério da Educação deu abertura aos reajustes contratuais do Fundo de Financiamento Estudantil. Cerca de 1 milhão de estudantes poderão parcelar e reduzir seus débitos a partir de acordos feito com a Caixa Econômica e com o Banco do Brasil. Saiba mais.

 

Após meses tramitando em Brasília, o projeto que aprova as renegociações de dívidas pelo Fies foi aprovado. Cerca de 1 milhão de estudantes poderão ter acesso a possibilidades de descontos, sendo possível sanar a dívida. Para iniciar o procedimento é preciso ir até uma agência bancária.

De acordo com os informes emitidos pelo governo federal, a renegociação será permitida para estudantes com dívidas de 90 a 360 dias de atraso. Para eles, será concedido um desconto de 12% no saldo devedor, isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 vezes.

Ao todo, são mais de R$ 9 bilhões em valores não pagos. Quem tiver em débito há mais de 360 dias terá a chance de um reajuste de até 86% do valor total. Para os titulares registrados no CadÚnico ou beneficiário do Auxílio Emergencial, o desconto será de 92%.

O pagamento restante poderá ser feito em até 10 meses.

Como negociar mina dívida no Fies?

Para ter acesso a renegociação é preciso entrar em contato com o Banco do Brasil ou com a Caixa Econômica. O estudante deve contactar a instituição responsável pela concessão do seu contrato, sinalizando um interesse de sanar o débito. O valor mínimo das prestações é de R$ 200 mensais.

Quem estiver vinculado a Caixa, poderá fazer uma consulta no site da Caixa para verificar se pode ou não pedir a renegociação, de acordo com as regras estabelecidas. Para mais informações, os estudantes poderão acessar o endereço www.caixa.gov.br/fies ou ligar no 0800 726 0101.

Já no Banco do Brasil, a renegociação acontece através das centrais de informações, sendo elas: App BB, portal www.bb.com.br, WhatsApp (61-4004-0001) e Central de Atendimento BB (0800-729-0001).

Para mais informações sobre o Fies e demais projetos do governo federal na área de educação, acesse nossa página exclusiva de carreiras.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.