ProUni 2022: 30% dos aprovados na primeira chamada usaram nota do Enem de 2020

Após a divulgação do resultado do ProUni 2022 do primeiro semestre, os dados começam a ser mais detalhados. Essa seleção recebeu a inscrição dos estudantes que fizeram o Enem 2020 e 2021.

ProUni 2022: 30% dos aprovados na primeira chamada usaram nota do Enem de 2020
ProUni 2022: 30% dos aprovados na primeira chamada usaram nota do Enem de 2020 (Imagem: FDR)

No último dia 2 de março o resultado do Programa Universidade Para Todos foi divulgado pelo MEC, nessa edição, para permitir que mais estudantes tivessem acesso ao ensino superior o Ministério da Educação recebeu a inscrição dos participantes do Enem 2020 e 2021.

Enem 2020 no ProUni 2022

A primeira chamada de aprovados apresentou os seguintes dados: o total de estudantes selecionados foi de 188.127 estudantes; desse número, 55.269 pessoas usaram a nota do Enem 2020 e 132.858 a nota do exame de 2021.

Com isso 29,3% dos candidatos aprovados na primeira chamada do Prouni 2022 conseguiram sua bolsa de estudo utilizando a nota do Enem 2020.

É possível que esse número seja ainda maior, pois, a segunda chamada de aprovados deve acontecer em 21 de março. Após isso os estudantes não selecionados ainda poderão participar da lista de espera, que abre inscrições em 4 de abril.   

Conheça o ProUni

Com o Programa Universidade para Todos, que é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), os estudantes têm a oportunidade de conseguir bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%).

O objetivo é aumentar o número de estudantes no ensino superior e a grande vantagem é o fato do estudante não precisar quitar as mensalidades após a conclusão.

Para isso é necessário ter feito o Enem, geralmente a edição mais recente, e ter atingido uma média de, no mínimo 450 pontos, sem zerar a redação.

Para concorrer no programa, é preciso se enquadrar em algumas condições, como:

  • Ter renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, para bolsas integrais;
  • Ter renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos, para bolsas parciais.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.