ProUni: o que acontece caso curso escolhido não tenha turma formada?

A não formação de turma é algo que pode acontecer no ProUni e desespera os estudantes pré-selecionados. Mas, há alternativas para lidar com essa situação; entenda melhor.

ProUni: o que acontece caso curso escolhido não tenha turma formada?
ProUni: o que acontece caso curso escolhido não tenha turma formada? (Imagem: FDR)

A lista de candidatos pré-selecionados no Programa Universidade Para Todos está disponível para consulta desde o último dia 2 de março.

A não formação de turma acontece quando uma instituição não recebe o número suficiente de inscritos, ou seja, o número de inscritos é menor do que o de vagas disponíveis.

Quando isso acontece os estudantes que seriam contemplados com bolsas devido a nota alcançada no Enem acabam sendo prejudicados.

O que acontece quando a turma não é formada no ProUni?

De modo geral, o portal do programa prevê a eliminação quando a turma não é formada.

Candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não houver formação de turma serão reprovados

Com isso, os estudantes têm a possibilidade de participar da lista de espera para as suas opções de curso que fez no programa.

Por outro lado, caso ele já esteja estudando o curso em que foi contemplada a bolsa, ele poderá recebê-la mesmo sem a formação de turma.

Pensando em conceder o benefício aos estudantes aprovados, algumas instituições concedem a bolsa para os selecionados alojando eles em turmas em outras unidades, por exemplo.

Além disso, há também a possibilidade de “guardar” a bolsa e usá-la quando turmas forem formadas, o que, teoricamente, independeria do programa.

Caso isso aconteça, a própria instituição faz a convocação do estudante.

Como os procedimentos variam entre as instituições, se você está nessa condição, entre em contato com a instituição em que aplicou a nota.

Calendário ProUni 2022

Atualmente o programa está na fase de comprovação de informações, que segue ate o dia 14 de março.

Veja abaixo as demais datas.

• Resultado da 2° chamada: 21 de março de 2022.

• Comprovação das informações da 2° chamada: 21 a 29 de março de 2022.

• Inscrição na lista de espera: 4 a 5 de abril de 2022.

• Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 7 de abril de 2022.

• Comprovação das informações: 8 a 13 de abril de 2022.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.