Inflação na Rússia tem a maior alta dos últimos 7 anos

Em cenário de guerra, Rússia passa a vivenciar forte crise econômica. Diante dos conflitos com a Ucrânia, a inflação russa acelerou para 9,15% apenas em fevereiro. Trata-se da maior alta contabilizada nos últimos sete anos, incentivada mediante restrições econômicas impostas pelos Estados Unidos. Entenda.

A população da Rússia vem sentindo fortemente os impactos do conflito com a Ucrânia. A inflação que estava em 8,73%, durante o mês de janeiro, subiu para 9,15% apenas em fevereiro. O principal motivo são as sanções econômicas impostas depois da invasão no país de seu opositor.

Economia russa em declínio

Segundo os dados da agência de estatísticas Rosstat, divulgados nesta quarta-feira (9), houve um encarecimento considerável no preço de diversos produtos. Pão, açúcar, trigo, gasolina, cereais, entre outros, aumentaram mais que 20% somente nas últimas semanas.

O setor com o maior reajuste, até o momento, foi o de materiais de construção. Surpreendentemente, produtos como papel de parede e azulejos de banheiro aumentaram em 22,5%.

Já no que diz respeito as medidas econômicas, o Banco Central russo aumentou sua taxa de juros para 20%, estando anteriormente em 9,5%. O reajuste foi anunciado na última semana, sob a justificativa de introduzir os controles de capital.

Nessa quarta-feira (09), o parlamento russo informou que deve apresentar novas propostas que objetivam regularizar o preço dos alimentos, medicamentos e outros bens. Até o momento, não foi anunciado nenhum plano, mas há uma necessidade emergente de intervenção.

Renegociações com a Ucrânia

Diante da pressão política, especialistas acreditam que a Rússia deverá passar a dialogar em busca de um acordo com a Ucrânia. No entanto, o clima de tensão tem piorado consideravelmente mediante os ataques a ambos os territórios.

“Paralelamente à operação militar especial (nome dado pelas autoridades de Moscou à entrada de tropas russas na Ucrânia) também estão acontecendo negociações com a parte ucraniana para acabar o quanto antes com o banho de sangue sem sentido e a resistência das Forças Armadas ucranianas. Alguns progressos foram feitos”, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

Para entender a origem do conflito entre Rússia e Ucrânia e saber os impactos econômicos na economia brasileira, clique aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.