Tem dinheiro para receber? Saiba como consultar o PIS/PASEP usando o seu CPF

Segurados do PIS/PASEP podem fazer consultas para saber o valor a ser recebido. Até o fim de março, o Governo Federal está realizando os pagamentos do abono salarial. A quantia é referente ao ano base de 2021, determinada de acordo com o tempo de serviço prestado. Cada depósito pode chegar em até R$ 1.212. Saiba como consultar.

Tem dinheiro para receber? Saiba como consultar o PIS/PASEP usando o seu CPF (Imagem: FDR)
Tem dinheiro para receber? Saiba como consultar o PIS/PASEP usando o seu CPF (Imagem: FDR)

O PIS/PASEP voltou a ser pago, mas muitos cidadãos não sabem quanto terão direito. O cálculo que determina o valor do projeto é feito de acordo com o tempo em que o titular esteve de carteira assinada. Quem trabalhou por 12 meses poderá receber o salário mínimo integral, já os em tempo menor precisam dividir a quantia.

Como consultar o PIS?

Para quem estar em dúvida sobre as datas e valores, é possível consultar pela internet usando o número do CPF. Basta seguir as etapas abaixo:

  • Baixe o app Caixa Trabalhador;
  • Informe seu CPF e a senha do portal gov.br;
  • No canto superior da tela, veja os detalhes sobre o PIS;
  • Se necessário, solicite atendimento pelo próprio app.

Há ainda a possibilidade de consultar o benefício pelo aplicativo Caixa Tem e pela Central de Atendimento telefônica do banco, no número 158.

No caso do Pasep, a verificação está disponível pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Quem tem direito ao PIS/PASEP?

Todos os cidadãos com carteira de trabalho podem ser contemplados, desde que cumpram as regras abaixo:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos;
  • Ter recebido remuneração média mensal de até dois salários mínimos em 2020;
  • Ter trabalhado com carteira assinada durante 30 dias, consecutivos ou não, em 2020;
  • Estar com as informações corretas na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Calendário do abono PIS/Pasep

Confira as próximas datas de pagamento do abono:

PIS

Mês de nascimento Data de pagamento
Julho 15 de março
Agosto 17 de março
Setembro 22 de março
Outubro 24 de março
Novembro 29 de março
Dezembro 31 de março

Pasep

Final da inscrição Data de pagamento
6 15 de março
7 17 de março
8 22 de março
9 24 de março

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.