INSS: segurados que receberam benefício entre 2002 e 2009 terão direito à correção; entenda

O INSS fará, entre 1 e 7 de maio, o último lote de pagamentos da revisão do artigo 29, conhecida como “revisão dos auxílios”. Segundo o órgão, 10.491 segurados serão contemplados nessa rodada. Eles foram prejudicados por um erro no cálculo de benefícios por incapacidade concedidos entre 2002 e 2009.

Nesse período, o INSS pagou benefícios por incapacidade sem descartar as 20% menores contribuições, como seria o correto. O Ministério Público Federal e o Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical) entraram com um ação na Justiça e o governo fez um acordo, em 2012, para diluir os pagamentos devidos ao longo dos anos seguintes.

O primeiro lote de pagamentos foi em 2013 e o último lote será este ano. A revisão diz respeito aos seguintes benefícios: auxílio acidente, auxílio doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte.

Serão contemplados os beneficiários que, em 17 de abril de 2012 (quando foi feito o acordo):

  • Tinham direito a receber mais de R$ 6 mil
  • Não recebiam mais o benefício (calculado com erro)
  • Tinham 45 anos ou menos

Como consultar se tem direito a receber

A consulta para saber quem foi contemplado com essa revisão só poderá ser feita a partir do fim de abril. Ela poderá ser realizada pelo telefone 135 (Central de Atendimento do INSS), pelo site da autarquia e pelo app Meu INSS.

O aplicativo está disponível para sistemas Android e iOS. Para acessar, é necessário informar CPF e uma senha, que pode ser do gov.br ou do próprio INSS. Na página inicial, o usuário deverá digitar “revisão”, dentro da opção “Do que você precisa?”, na parte superior da página inicial.

Na página seguinte, deverá selecionar a opção “Consultar Revisão de Benefício – Art. 29º”. O sistema informará se há valores a receber ou não. Se não houver, aparecerá a mensagem “Consulta a Revisão do artigo 29 não retornou dados para o cidadão”.

O INSS também enviará uma carta para os beneficiários incluídos nesse último lote. Nela constarão os valores a receber e a data de pagamento.

Os beneficiados têm 60 dias para fazer o saque. Mas quem não fizer dentro desse prazo poderá fazer uma solicitação através do 135 ou pelo app Meu INSS, na opção “Solicitar pagamento de benefício não recebido”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.