Fies: mais de 1 milhão de estudantes podem renegociar dívidas; saiba como

Estudantes com inadimplência no governo federal, ganham possibilidade de renegociação. Entre os dias 7 e 31 de março, cerca de 1,3 milhões de brasileiros poderão reajustar suas dívidas do Fies com a Caixa Econômica e com o Banco do Brasil. Serão ofertados descontos de mais de 50% no valor das mensalidades. Saiba como participar.

Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro, informou que estaria abrindo negociações nas dívidas do FIES. O programa de financiamento estudantil atualmente está com mais de 1,3 milhões de pessoas em situação de inadimplência. Desse modo, a Caixa e o Bando do Brasil estarão ofertando descontos para encerrar as cobranças.

Banco do Brasil

Para quem desejar renegociar pelo BB, o procedimento deve ser feito através do app da instituição financeira. Basta se conectar a ferramenta e acessar a opção Soluções de Dívidas, Renegociação Fies.

A partir do próximo dia 19, o canal estará informando todas as possibilidades de descontos e reajustes. É preciso verificar se está incluso no público alvo das negociações para poder dar início a mudança contratual. Haverá opções para liquidação ou parcelamento do valor em aberto.

É possível ter informações ainda através do App BB, portal www.bb.com.br, WhatsApp (61-4004-0001) e Central de Atendimento BB (0800-729-0001).

Caixa Econômica Federal

Na Caixa, o reajuste também será pela internet. Os estudantes vão receber informes sobre a situação de seus contratos, de modo que permita minimizar o débito. Para isso, no entanto, é preciso seguir as exigências abaixo:

  • Ter contratado o FIES até 31 de dezembro de 2017;
  • Estar inadimplente há mais de 90 dias na data de 30/12/2021;
  • Contrato na fase de amortização.

Descontos oferecidos pela Caixa:

  • Quitação à vista com descontos de 12% sobre o valor financiado e 100% dos encargos para contratos com atraso há mais de 90 até 360 dias em 30/12/2021.
  • Quitação com até 92% de desconto sobre o valor total da dívida para contratos em atraso há mais de 360 dias em 30/12/2021, podendo ser pago à vista ou em até 10 parcelas corrigidas pela Selic.
  • Opção de reparcelamento do saldo devedor em até 150 vezes com desconto de 100% dos encargos para contratos inadimplentes há mais de 90 dias em 30/12/2021.
  • Estudantes devem acessar o ambiente web sifesweb e verificar se estão aptos a renegociar; se sim, será disponibilizado simulador com as opções de renegociação.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.