Criptomoedas: ETF que investe 100% em DeFi chega à bolsa brasileira; saiba como investir

Nesta terça-feira (8), a QR Asset Management, gestora da holding QR Capital, laçou o QDFI11. Este é o primeiro ETF da B3 a aplicar todo o capital em ativos do mundo das finanças descentralizadas (DeFi), vistos como o futuro da estrutura financeira global.

O novo ETF da QR Asset possui disponibilidade para o público em geral. O investimento tem taxa de administração de 0,9% ao ano, e possui sua cota inicial negociada a R$ 10.

Por ser lançado por meio de listagem direta, o ETF não possui necessidade de reservas. A aplicação ainda não tem tarifas intermediárias em operações offshore ou taxas de estruturação cobrada por bancos.

O QDFI11 acompanha o Bloomberg Galaxy DeFi Index. Este é o índice mais maduro e antigo da categoria.

O índice — que procura selecionar as DeFis com maior chance de sucesso — segue certos critérios para incluir novos ativos. Dentre estes, estão: o ativo precisa ser negociado e custodiado por instituições reguladas, e precisa ter pelo menos três fontes de valor aprovadas pela Digital Asset Research.

Hoje, o ETF possui nove protocolos de finanças descentralizadas. São estes: Uniswap (UNI), Aave Decentralized Lending Pools (AAVE), MakerDao (MKR), Compound (COMP), Yearn.finance (YFI), SushiSwap (SUSHI), 0X (ZRX), Synthetix (SNX) e Curve (CRV).

De acordo com o CEO da QR Capital, Fernando Coelho, o lançamento deste ETF é um grande passo para a maturação do mercado de criptoativos. Ele declara que os investidores passarão a ter, cada vez mais, acesso a produtos disruptivos e inovadores com o aval dos reguladores.

No entendimento da QR Asset, os ativos de finanças descentralizadas são o “futuro da estrutura financeira mundial”. Diante disso, a aplicação em ETFs se torna uma alterativa regulada positiva para quem gostaria de explorar outras partes do mercado de criptoativos.

Bolsa de Valores para iniciantes: Vantagens e riscos que você precisa saber

Como aplicar no ETF que investe 100% em DeFi

O primeira ETF de DeFi do mundo já está disponível na bolsa de valores brasileira. Para realizar a aplicação, o interessado deve acessar alguma plataforma de investimentos de preferência. Com isso, será preciso digitar o código do ETF — QDFI11 — para realizar a aplicação.

Vale destacar que essa categoria é bastante nova. Por conta disso, pode existir alguns riscos para quem deseja alocar diretamente em ativos de finanças descentralizadas.

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile