Como consultar multas e pagamentos pendentes no site do Detran?

Nem sempre todos os motoristas estão cientes sobre multas e pagamentos pendentes. Por isso, em caso de dúvidas é importante saber sobre a possibilidade de consultar a situação pelo site do Departamento de Trânsito (Detran) do respectivo estado. 

Durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19, o envio de multas de trânsito foi suspenso, bem como os atendimentos presenciais nas unidades do Detran. Logo, vários condutores não foram informados sobre as infrações de trânsito cometidas entre fevereiro e novembro de 2020. 

Terminado este período, vários motoristas foram bombardeados por uma série de multas retroativas, no entanto, com atrasos. Desta forma, em caso de dúvidas sobre multas de trânsito, basta acessar o site do Detran para não ser surpreendido durante o pagamento do Licenciamento de 2022. 

Para quem não sabe, a taxa do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) requer que o condutor esteja com o documento referente a anos anteriores em dia, ou seja, com todas as multas e demais pendências quitadas, um exemplo é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). 

O primeiro passo para consultar a existência de multas no Detran é estar com o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), bem como a placa do carro.

Em posse destes dados, é possível ter acesso a todas as informações de trânsito desejadas. Vale destacar que, se o veículo estiver registrado no nome do condutor, o primeiro passo é acessar especificamente o site do Detran do estado onde o veículo está registrado.

Na sequência, basta selecionar a opção “Entre ou Cadastre-se”. Assim que o acesso à página do Detran for liberado, o motorista deve clicar na opção “infrações”, situada no topo da página. Logo em seguida o Detran irá apresentar todos os serviços relacionados ao tema. Mas antes, ainda é preciso acessar o campo “Consulte as multas, débitos e confira os dados completos de seu serviço”.

O serviço possibilita ao condutor verificar a situação cadastral do veículo. Entre as informações disponíveis estão: 

  • Detalhamento de multas;
  • IPVA;
  • Restrições administrativas;
  • Restrições relativas a furto / roubo / apropriação indébita;
  • Restrição judicial;
  • Restrição financeira (gravame).

Após preencher um novo formulário que, provavelmente, também irá precisar fornecer os números do Renavam e a placa do veículo, basta clicar em “Prosseguir”.

Estes são os passos necessários para o Detran apresentar o relatório completo de multas e demais pendências veiculares. No entanto, se nenhuma multa for registrada na titularidade do condutor, ele verá a mensagem “nada consta”.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.