PIX: Dados de 160,1 mil chaves de acesso foram vazados; como se proteger?

Na última sexta-feira (21), o Banco Central anunciou a ocorrência de um vazamento de dados pessoais de chaves PIX da Acesso Soluções de Pagamento. De acordo com a instituição financeira, aconteceram falhas nos sistemas da empresa responsável.

PIX: Dados de 160,1 mil chaves de acesso foram vazados; como se proteger?
PIX: Dados de 160,1 mil chaves de acesso foram vazados; como se proteger? (Imagem: Montagem / FDR)

O Banco Central informou, em nota de esclarecimento, que as informações mais importantes, que são protegidas e sigilosas como senhas, saldos e informações de transações bancárias não sofreram vazamentos.

A instituição reforçou ainda que os únicos dados que foram expostos são exclusivamente de natureza cadastral. Esse tipo de informação não possibilita que alguém possa realizar a movimentação de recursos das contas.

No final do ano passado, entre os dias 3 e 5 de dezembro, os dados de 160,1 mil chaves PIX vazaram. Os dados que foram expostos são de nome de usuário, CPF, instituição financeira, número da agência e da conta.

A chave é uma identificação de sua conta bancária que substitui informações como agência, conta ou CPF. Essas informações são usadas para realizar uma transferência através do TED de forma mais simples e rápida.

Uma chave precisa ser vinculada a uma conta bancária. Ela pode ser desde um endereço de e-mail, número de celular, CPF, até uma sequência aleatória de letras e números gerada automaticamente.

A empresa Acesso Soluções de Pagamento, responsável pelo vazamento, é uma instituição de pagamentos. Os serviços oferecidos pela empresa são de cartões recarregáveis, banco digital e de plataformas financeiras.

De acordo com o Banco Central, todos que tiveram seus dados vazados receberam notificações somente pelo aplicativo da Acesso ou através do internet banking. Cuidado, não ocorrerão notificações por meio telefone, mensagens, SMS ou e-mail.

O Banco Central ressaltou que adotou as medidas cabíveis para verificar o ocorrido. A instituição também esclareceu que há possibilidade de aplicar as punições previstas no regulamento.

Novidades do PIX

Aproximação

  • Vai ser possível fazer pagamentos por PIX ao aproximar o celular da máquina de cartão;

Débito automático

  • Contas de consumo, como água, luz e telefone, poderão ser programadas para pagamento automático com PIX;

Off-line

  • O recurso está sendo testado com três tecnologias, mas ainda está em processo de avaliação;

Internacional

  • O Bacen já conversa com países como Inglaterra e Itália para permitir transferências internacionais instantâneas a partir da ferramenta.

Posicionamento da Acesso

 “Mantendo a nossa transparência, comunicamos que identificamos consultas indevidas a dados relacionados às chaves PIX a partir da plataforma da Acesso Soluções de Pagamento no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT).

Não foram expostos dados sensíveis como senhas, informações de movimentações, saldos financeiros em contas transacionais ou quaisquer outras
informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, apenas.

Dados estes que não permitem movimentação de recursos, acesso às contas ou a qualquer outra informação financeira. Os usuários afetados pelo vazamento dos dados serão comunicados diretamente pelas instituições em que a chave PIX está registrada.

Reforçamos que tomamos, de forma tempestiva, todas as providências necessárias para garantir a segurança das informações mantidas pela Companhia e o nosso compromisso em manter o mercado e nossos parceiros informados.”

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.