Atestados de gripe e Covid-19 têm aumento nas empresas; confira os direitos do trabalhador

Com a rápida propagação da variante ômicron pelo Brasil desde o final do mês de novembro combinado ao surto de gripe do vírus influenza H3N2, o número de trabalhadores atestados de gripe e Covid-19 teve um aumento expressivo nas empresas.

O crescimento de trabalhadores afastados por problemas respiratórios foi de 8% desde dezembro em relação ao segundo pico da pandemia que aconteceu em março de 2021. 

Os dados foram apurados a partir de um levantamento feito por uma empresa de gestão em saúde corporativa, a Closecare. Ao realizar uma comparação das informações presentes na base de dados, foi possível constatar que, enquanto no mês de março de 2021, 36 a cada 100 trabalhadores afastados tinham problemas respiratórios, em dezembro, o número subiu para 39. 

O aumento está vinculado à transmissão comunitária da ômicron, a princípio pelas confirmações iniciais em Belo Horizonte (BH). Diante do atual surto de problemas respiratórios a média de duração do afastamento por trabalhadores atestados de gripe e Covid-19 é de 52% a mais do que por outras causas.

É importante mencionar que os dados provenientes do último levantamento mostraram que os afastamentos de atestados por gripe e Covid-19 foram responsáveis por um impacto financeiro na margem de R$ 115 bilhões para as empresas brasileiras durante o período analisado.

Em contrapartida, também é importante considerar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19, que teve um papel crucial na redução da duração média destes afastamentos. 

Por exemplo, no mês de março do ano passado, os atestados de gripe e Covid-19 permaneciam por, no mínimo, sete dias afastados. Já em dezembro do mesmo ano, esta média foi reduzida para quatro dias. Vale mencionar que nos últimos dias, novas diretrizes sobre o período de isolamento foram divulgadas pelo Ministério da Saúde. 

Trata-se da redução da quarentena para pacientes que apresentarem quadros leve ou moderado de Covid-19. De agora em diante, o tempo mínimo exigido caiu de dez para sete dias, com a possibilidade de ainda cair para cinco dias. No entanto, é essencial seguir uma série de orientações e procedimentos. 

A orientação para esses casos é a manutenção de medidas não farmacológicas até o décimo dia. É o caso do uso de máscaras faciais de proteção, além de evitar o contato com pessoas com comorbidades e aglomerações “fúteis”. 

Após o período de quarentena o paciente deve realizar um novo teste para Covid-19. Se o resultado for negativo e o paciente estiver há, pelo menos, 24 horas sem sintomas respiratórios, febre ou ter feito uso de nenhum tipo de medicamento antitérmico, ele poderá retornar às atividades rotineiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.