Surto de gripe H3N2 cresce no Brasil; saiba como se proteger no trabalho

Em meio às preocupações em torno do agravo da pandemia da Covid-19, agora, vários estados do Brasil e o DF também enfrenta um surto do vírus darwin, denominação dada em referência à cidade australiana onde foi identificado. Na prática, trata-se do vírus Influenza A H3N2, ou gripe H3N2, que já chegou a estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Amazonas e Rondônia. 

Agora, o DF também se mantém em estado de alerta sobre a epidemia da gripe H3N2. Neste sentido, a Secretaria de Saúde do DF afirma não ter registrado casos ou mortes pela variante em 2021. Por outro lado, no mesmo período em 2020, Brasília já havia registrado 40 casos de Influenza, além de seis óbitos pela doença. 

Apesar da aparente tranquilidade no cenário, especialistas reforçam a necessidade da vacinação contra o vírus da gripe H3N2, bem como o uso facial de máscara de proteção e evitar a superlotação da rede pública de saúde na capital do país.

É importante mencionar que, um dos casos diagnosticados pelo vírus no estado de São Paulo é de um morador do Distrito Federal.

Até a última semana, a Secretaria de Saúde não possuía informações sobre a alta do paciente, de toda forma, o vírus está entre os alertas epidemiológicos. 

No entanto, a identificação da gripe H3N2 ocorre somente mediante a execução de um teste específico e em casos de internação. “Não temos sistemas para descobrir o tipo de gripe de todo mundo”, alegou o chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do DF (Cievs), Priscilleyne Reis. 

Diante do grande número de casos, é preciso ficar atento as dicas para se proteger não só da COVID-19, como também da gripe H3N2 e não precisar ser afastado das funções em pleno final do ano.

Como se proteger da gripe H3N2 no trabalho?

  • Lave as mãos com frequência
  • Não compartilhe objetos pessoais com colegas de trabalho e higienize-os
  • Continue utilizando máscaras ao sair de casa
  • Evite tocar os olhos, bocas e nariz com as mãos sujas
  • Complemente sua dieta alimentar com suplementos
  • Tome a vacina contra a gripe

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.