O saque-aniversário do FGTS em 2022 já começou a ser liberado. Os nascidos em janeiro podem sacar uma parte do fundo desde o primeiro dia do mês até 31 de março. Além disso, o prazo para adesão à modalidade, para quem nasceu em janeiro, vai até o fim do mês.
O saque-aniversário existe desde 2020 e apresenta opções diferentes de acesso aos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, aos quais todo trabalhador formal tem direito. Agora, é possível sacar uma parte do fundo no mês de aniversário do trabalhador e nos dois meses subsequentes.
O saque-aniversário pode representar uma ajuda financeira significativa, mas quem opta pela modalidade perde o direito a sacar o FGTS se for demitido sem justa causa. Isso não acaba com a multa rescisória de 40% e o direito a acessar o fundo em caso de aposentadoria, doença grave e compra de imóvel, que continuam valendo.
Calendário do saque-aniversário 2022
O saque-aniversário é liberado no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador e fica aberto até o última dia útil do segundo mês subsequente. Fica disponível, portanto, durante três meses. Confira a seguir como fica o calendário do saque nesta modalidade em 2022.
Como aderir ao saque-aniversário
A adesão pode ser feita por vários canais:
- Através do site fgts.caixa.gov.br
- Do app “FGTS”
- No Internet Banking da Caixa
- Ou em uma agência da Caixa
O app “FGTS” é a forma mais recomendada. Dentro dele, basta clicar em “Meus Saques”, “Modalidade Saque-Aniversário”, aceitar os termos e condições e preencher dados sobre a conta e o dia para receber.
Como desistir do saque-aniversário
Quem optar por sair do saque-aniversário deverá esperar 24 meses para ter seu pedido de desistência efetivado. Isso é mais um motivo para se questionar se vale a pena trocar de modalidade.
O pedido pode ser feito dentro do app “FGTS”, bastando aderir ao saque-rescisão, que é a modalidade convencional.
Qual o valor do saque-aniversário?
O valor do saque-aniversário depende do saldo total das suas contas FGTS. Se você tiver até R$ 500 de saldo, poderá sacar 50%. Se tiver acima disso, o percentual diminui e é acrescido uma parcela fixa.
Por onde sacar o dinheiro?
Ao contratar o saque-aniversário, você informa em que conta prefere receber o valor. Pode ser uma conta da Caixa ou de qualquer outro banco.