Após 4 anos, taxa TR, atrelada à Poupança e ao FGTS, sai do zero; o que pode mudar para você?

Pontos-chave
  • A Taxa Referencial tem a função de indexar alguns ativos;
  • A atualização do valor da TR acontece diariamente;
  • O Banco Central fica responsável pela atualização da taxa.

Após 4 anos, a Taxa Referencial (TR) sai do zero. O valor passa a ser atualizado diariamente pelo Banco Central. Ela foi criada para basear as demais taxas de juros do país. Atualmente, a taxa Selic realiza a função desta taxa de juros. Apesar disso, a taxa TR ainda é usada como parte da indexação de certos ativos.

Após 4 anos, taxa TR, atrelada à Poupança e ao FGTS, sai do zero; o que pode mudar para você?
Após 4 anos, taxa TR, atrelada à Poupança e ao FGTS, sai do zero; o que pode mudar para você? (Imagem: Montagem/FDR)

Taxa Referencial corrige o saldo das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Ela também é utilizada para corrigir alguns investimentos, como a poupança. A A TR ainda tem sido utilizada em algumas modalidades de financiamento imobiliário, e em títulos de capitalização.

Relação da taxa TR com o FGTS

O FGTS está presente nas finanças dos trabalhadores no regime CLT. Mensalmente, a quantia depositada neste fundo é igual a 8% do salário — e possui reajuste mensal no dia 10.

Com a taxa TR saindo do zero, o rendimento do FGTS também passa a elevar. O cálculo do fundo é realizado por meio de uma soma de 3% do valor do juros anual mais a TR.

Relação da taxa TR com a poupança

A Taxa Referencial integra o rendimento da poupança. Quando a Taxa Selic está igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança passa a render 70% da Selic mais a variação da TR.

quando a Selic está acima de 8,5% ao ano — como ocorre atualmente —, a poupança volta a render pela regra antiga, de 0,5% ao mais a variação da TR. Como a TR varia diariamente, o rendimento mensal também mudará.

De forma prática, ao considerar o histórico da TR — com uma estimativa de da TR de 0,60% a 0,80% ao ano —, o rendimento anual da caderneta ficará entre 6,77% a 6,97% ao ano. O cálculo foi realizado pelo Exame.

A Taxa Referencial altera o rendimento no cálculo da poupança
A Taxa Referencial altera o rendimento no cálculo da poupança (Imagem: Montagem/FDR)

Relação da taxa TR com o financiamento imobiliário

Geralmente, os contratos de financiamento de imóveis usam a TR para atualizar o valor do financiamento. Desse modo, a quantia a ser paga será o valor dos juros fixos mais a Taxa Referencial. Em outras palavras, quem possui esse tipo de contrato, pagará mais.

Apesar disso, vale ressaltar que há financiamento que usam outros modelos para o cálculo. Hoje em dia, existem instituições que usam índices de inflação, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Relação da taxa TR e o título de capitalização

O título de capitalização rende conforme a TR — que representa o tempo em que o dinheiro ficou aplicado. Mesmo que não seja um investimento, esses títulos são comercializados como uma opção além da poupança, onde a quantia aplicada concorre a sorteio de prêmios.

GUIA (super) BÁSICO pra começar a investir com POUCO DINHEIRO!

Como acontece o cálculo da taxa TR?

O Banco Central fica responsável pelos valores da Taxa Referencial. O cálculo acontece diariamente e mensalmente. Para chegar ao resultado, será necessário identificar o valor da Taxa Básica Financeira (TBF).

Desde fevereiro de 2018, para efetuar o cálculo, a autoridade monetária se baseia nas taxas de juros das Letras do Tesouro Nacional (LTN).

Para identificar o valor da Taxa Referencial, será preciso realizar a seguinte fórmula:

Na qual:

Após encontrar o valor de R, basta substituir os valores na fórmula abaixo e identificar o valor da TR:

Quando o cálculo da Taxa Referencial resulta em valor negativo, o Banco Central considera como zero. Pelo site do BC, é possível encontrar uma calculadora — que possibilita consultar o valor ao longo dos dias.

Taxa TR diária e taxa TR mensal

A medição da TR acontece diariamente. No final do mês, há a possibilidade de encontrar a TR diária e a TR mensal.

A TR diária é utilizada para calcular o resgate de algum investimento aplicado durante um tempo menor do que um mês completo. Essa taxa diária ainda tem a função de ser usada para estudos ou estimativas econômicas.

TR mensal considera todas as TRs diárias do mês — sendo usado na correção monetária de investimentos que seguem aplicados ao longo de todos os dias do respectivo mês.

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile