Boa parte da população brasileira já teve, ao menos uma vez, contato com alguma solução financeira digital.
As fintechs, empresas que oferecem soluções que unem finanças com tecnologia, surgiram no final dos anos 90, e, começaram a se destacar após a crise econômica de 2008.
O grande motivador para o surgimento destas soluções foram os avanços tecnológicos que vivemos e a insatisfação com os serviços financeiros tradicionais.
Burocracias, filas, altas taxas e falta de soluções acabaram motivando o surgimento de empresas como Nubank, Banco Inter, PagSeguro, dentre inúmeras outras.
Dentre os jovens, a preferência e confiança nas fintechs são gigantescas. De acordo com a 4ª Edição do Radar Febraban, 80% das pessoas de 18 a 24 anos confiam nas fintechs, enquanto nos bancos a confiança é de 63%.
Porém, não podemos generalizar o fato de uma empresa ser fintech que ela é perfeita. Por se tratar de finanças, todo o cuidado é sempre importante, inclusive, num momento em que muitos golpes acabam acontecendo pelos meios digitais.
Quais são as melhores fintechs do Brasil?
O universo de fintechs no Brasil já passa de 1.400, de acordo com a Fincatch. A plataforma, que ajuda os usuários a encontrarem as melhores opções a partir da avaliação de usuários, está realizando a 1ª edição do Prêmio Melhores Fintechs.
O prêmio será concedido para as três melhores fintechs das mais diferentes categorias, como: Contas Digitais, Crédito, Investimentos, Câmbio, Finanças Pessoais, Criptomoedas, Dívidas, Gestão Empresarial, Seguros, dentre outros.
Para participar da seleção, os usuários podem avaliar no site da Fincatch, gratuitamente, as fintechs com as quais já teve, ou tem, alguma experiência. Serão computadas as avaliações que forem feitas até amanhã (31).
Quem fizer avaliações estará participando de sorteios de livros e gift cards. O anúncio das fintechs vencedoras será feito no dia 03 de Janeiro.