PraValer: fintech é uma alternativa para quem não consegue financiamento via FIES

Brasil recebe nova fintech que tem como objetivo ofertar financiamento estudantil. Diante do atual cenário de crise econômica e desmonte das políticas públicas de educação, milhares de brasileiros ficam sem acesso as universidades. Para quem não puder custear o sonho do diploma imediatamente, a plataforma Pravaler funcionar como uma solução temporária. Entenda.

O Pravaler nada mais é do que um programa de financiamento estudantil gerenciado por uma empresa privada. Ele permite que os cidadãos consigam entrar nos centros de estudo pagos a partir do empréstimo temporário que é ofertado mediante taxas de juros. É como um Fies, porém não exige a participação no Enem.

Detalhes do Pravaler

Para poder participar é preciso estar matriculado em uma instituição de ensino participar e atender aos critérios de renda mínima. O estudante deve realizar o curso presencialmente ou online, sem a obrigatoriedade de inscrição no Enem.

Uma vez inscrito, a cada semestre ele pode fazer a renovação do financiamento privado. Isso significa dizer que caso consiga uma vaga no mercado de trabalho, pode optar por começar a sanar as mensalidades ou congelar o crédito para reduzir seu valor.

Sua taxa de juros varia de acordo com o valor total da mensalidade e com o perfil de cada aluno. Para determinar a quantia, o Pravaler leva em consideração o tipo de contrato, tempo total da formação, renda do titular e demais questões, podendo conceder até a tarifa zero em caso de extrema vulnerabilidade.

Diferença entre o Fies e o Pravaler

De modo geral, o Fies é custeado pelo governo federal. O contrato do cidadão é negociado diretamente com o poder público o que consequentemente significa ter as taxas de juros mais baixas do mercado.

Já o Pravaler é uma iniciativa privada, então há uma empresa por traz visando um lucro mediante a necessidade dos estudantes. Ou seja, podendo optar pelo Fies é uma opção mais viável e segura.

Porém, caso tenha condições de entrar pelo programa particular, o Pravaler facilita o acesso as universidades através de seus empréstimos temporários. Para mais informações sobre programas de financiamento estudantil acesse nossa página exclusiva de carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.