PraValer: fintech é uma alternativa para quem não consegue financiamento via FIES

Brasil recebe nova fintech que tem como objetivo ofertar financiamento estudantil. Diante do atual cenário de crise econômica e desmonte das políticas públicas de educação, milhares de brasileiros ficam sem acesso as universidades. Para quem não puder custear o sonho do diploma imediatamente, a plataforma Pravaler funcionar como uma solução temporária. Entenda.

O Pravaler nada mais é do que um programa de financiamento estudantil gerenciado por uma empresa privada. Ele permite que os cidadãos consigam entrar nos centros de estudo pagos a partir do empréstimo temporário que é ofertado mediante taxas de juros. É como um Fies, porém não exige a participação no Enem.

Detalhes do Pravaler

Para poder participar é preciso estar matriculado em uma instituição de ensino participar e atender aos critérios de renda mínima. O estudante deve realizar o curso presencialmente ou online, sem a obrigatoriedade de inscrição no Enem.

Uma vez inscrito, a cada semestre ele pode fazer a renovação do financiamento privado. Isso significa dizer que caso consiga uma vaga no mercado de trabalho, pode optar por começar a sanar as mensalidades ou congelar o crédito para reduzir seu valor.

Sua taxa de juros varia de acordo com o valor total da mensalidade e com o perfil de cada aluno. Para determinar a quantia, o Pravaler leva em consideração o tipo de contrato, tempo total da formação, renda do titular e demais questões, podendo conceder até a tarifa zero em caso de extrema vulnerabilidade.

Diferença entre o Fies e o Pravaler

De modo geral, o Fies é custeado pelo governo federal. O contrato do cidadão é negociado diretamente com o poder público o que consequentemente significa ter as taxas de juros mais baixas do mercado.

Já o Pravaler é uma iniciativa privada, então há uma empresa por traz visando um lucro mediante a necessidade dos estudantes. Ou seja, podendo optar pelo Fies é uma opção mais viável e segura.

Porém, caso tenha condições de entrar pelo programa particular, o Pravaler facilita o acesso as universidades através de seus empréstimos temporários. Para mais informações sobre programas de financiamento estudantil acesse nossa página exclusiva de carreiras.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.