Chuvas na BA e em MG: saiba como ajudar populações afetadas com doações

Pontos-chave
  • Somente na Bahia, mais de 430.869 pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas;
  • Mais de 58 cidades de várias regiões da Bahia que foram afetadas pelas fortes chuvas que resultaram em enchentes;
  • Entidades e prefeituras fazem arrecadações de doações para as vítimas.

Já são mais de 58 cidades de várias regiões da Bahia que foram afetadas pelas fortes chuvas que resultaram em enchentes, se estendendo para o norte de Minas Gerais. Esses municípios considerados em crise registraram inundações, alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra causados por temporais e pelas cheias dos rios.

Somente na Bahia, a Defesa Civil apurou mais de 16 mil pessoas desabrigadas, além de outras quase 20 mil desalojadas. A população total afetada estimada chega a 430.869 pessoas. Diante do cenário, as prefeituras de várias cidades criaram campanhas de arrecadação para auxiliar as famílias atingidas pelas fortes chuvas na Bahia. 

É o caso das prefeituras de Itabuna, Mutuípe, Jequié e Itambé. Mas não para por aí, pois instituições privadas e públicas também têm se empenhado nas arrecadações de donativos para as vítimas das enchentes. Veja a seguir quais iniciativas têm sido adotadas por algumas das várias entidades que têm se mobilizado em prol da causa.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CMBA) começou a arrecadar doações para as vítimas das chuvas em todo o estado. Quem tiver interesse em ajudar pode deixar as doações em todos os quartéis.

OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também não ficou de fora desta iniciativa. A entidade também tem arrecadado doações para as vítimas das chuvas na Bahia. A informação é de que a preferência é pelo recebimento de alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de higiene pessoal e limpeza. As entregas devem ser feitas na sede do órgão.

TRE

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) anunciou nesta segunda-feira, 27, que a sede situada no Centro Administrativo da Bahia (CAB) está preparada para receber donativos. O TRE fica aberto em dias úteis das 09h às 17h, período no qual recebe colchões, cobertores, itens de higiene, água potável, alimentos não perecíveis e roupas. 

Quem tiver o interesse de fazer qualquer contribuição para as vítimas das chuvas na Bahia podem entrar em contato com o Tribunal através do seguinte e-mail eletrônico: [email protected]

Boulevard Shopping Camaçari 

Desta terça-feira, 28, em diante, o Boulevard Shopping Camaçari, terá um ponto próprio para arrecadar doações de itens essenciais que serão capazes de ajudar as vítimas das chuvas na Bahia.

A iniciativa denominada de SOS Sul e Extremo Sul da Bahia conta com o apoio do Boulevard através de uma parceria com o fotógrafo Franklin Almeida e com a Defesa Civil. 

Quem quiser e puder ajudar pode se dirigir ao posto de arrecadação situado próximo à loja Renner, no L1. O espaço está aberto de acordo com o horário de funcionamento do shopping, ressaltando que as doações devem dar destaque para materiais de higiene pessoal, inclusive absorventes, além de material de limpeza, velas, cobertores, roupas, colchões e água mineral.

Pedágios

Os motoristas que transitam pelo Sistema BA-093, administrado pela Concessionária Bahia Norte também terão a oportunidade de amparar as vítimas das chuvas na Bahia. Os pedágios estão preparados para receberem alimentos não perecíveis, água, cobertor, etc.

As doações podem ser entregues nas praças de pedágio situadas na Via Parafuso, CIA-Aeroporto, Canal de Tráfego, Via Metropolitana e BA-093. Todas elas estão em funcionamento durante 24 horas por dia. A mobilização faz parte de uma campanha da SOS Sul da Bahia que integra instituições públicas e privadas.

TRT5

Enquanto isso, o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) e a Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região (Amatra5) desenvolveram a campanha de doações “Solidariedade aos Desabrigados pelas Chuvas na Bahia”. A doação pode ser feita:

  • Em dinheiro pelo PIX – CNPJ: 14.739.320/0001-72;
  • Em mercadorias;
  • Garrafões de água mineral de 10l ou 20l;
  • Caixas de sabonetes e pacotes de papel higiênicos;
  • Pacotes de arroz, feijão, farinha, açúcar e flocos de milho.

As entregas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 09h às 15h na sede do TRT5, na Rua Bela Vista do Cabral, nº 121, Nazaré, Salvador. 

CREA

Na sede e inspetorias do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia tem acontecido o recebimento de doações de alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal, limpeza e água mineral.

Vakinha

Em meio a tantas ações também foi criada uma vakinha virtual denominada SOS Bahia. Identificada pelo ID: 2569503, a meta é arrecadar R$ 10 mil. Até agora, já foi arrecadado R$ 5.821,70 com o apoio de 45 pessoas. 

Quem tiver interesse em ajudar basta acessar este link e clicar no botão “Contribuir”. Em seguida, é só informar o valor da contribuição, bem como outros dados pessoais, como o nome completo, número do CPF, e-mail, telefone e escolher o formato de pagamento entre boleto, cartão de crédito ou PIX.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.