Atingidos por chuvas na Bahia terão direito a mais parcelas no seguro desemprego

Enchentes na Bahia deixam centenas de pessoas sem suas casas. Diante das fortes chuvas que afetam o interior do estado, o governo federal informou que estará estendendo o seguro desemprego daqueles que foram afetados. Além disso, as taxações dos financiamentos serão paralisadas temporariamente.

publicidade
Atingidos por chuvas na Bahia terão direito a mais parcelas no seguro desemprego (Imagem: FDR)
Atingidos por chuvas na Bahia terão direito a mais parcelas no seguro desemprego (Imagem: FDR)

Há dias o Brasil vem acompanhando os impactos das fortes chuvas que devastaram o interior da Bahia. Para minimizar a situação, o governo federal já informou que irá liberar o saque por calamidade do FGTS, antecipará o seguro desemprego e suspenderá as cobranças de financiamento.

Quem será beneficiado

A medida é válida para a população que perdeu suas residências por causa das enchentes. O texto foi validado pelo presidente Jair Bolsonaro e já publicado na União.

publicidade

Nesse domingo (12), o chefe de estado sobrevoou a área afetada ao lado dos ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), João Roma (Cidadania) e Marcelo Queiroga (Saúde).

“Nós vamos, a partir do próximo ano, antecipar o abono e estender em duas parcelas o seguro-desemprego para as famílias que estão nessa região”, afirmou Marinho, em coletiva de imprensa realizada ao lado de Bolsonaro.

O governo deverá investir cerca de R$ 5,8 milhões para a recuperação de municípios atingidos pelas chuvas.

Financiamentos suspensos

A Caixa Econômica Federal informou que estará suspendendo por 90 dias o pagamento dos financiamentos imobiliários destas vítimas. Quem estiver com prestações atrasadas terá ainda a oportunidade de renegociar a dívida.

De acordo com o banco, será fornecido todo o suporte para os clientes de modo que eles consigam quitar os valores. Além disso, terão acesso também as indenizações do seguro habitacional.

O banco estará liberando suporte técnico para que as prefeituras façam o levantamento dos danos e avaliem os custos da operação de recuperação com obras e edificações nos imóveis derrubados.

publicidade

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a população já recebeu autorização para solicitarem o saque de calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Ele é voltado para os trabalhadores dos municípios que tiverem a situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo governo federal.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Até o momento, o Ministério do Desenvolvimento Regional declarou situação de emergência em 17 municípios da Bahia.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!