Atingidos por chuvas na Bahia terão direito a mais parcelas no seguro desemprego

Enchentes na Bahia deixam centenas de pessoas sem suas casas. Diante das fortes chuvas que afetam o interior do estado, o governo federal informou que estará estendendo o seguro desemprego daqueles que foram afetados. Além disso, as taxações dos financiamentos serão paralisadas temporariamente.

Atingidos por chuvas na Bahia terão direito a mais parcelas no seguro desemprego (Imagem: FDR)
Atingidos por chuvas na Bahia terão direito a mais parcelas no seguro desemprego (Imagem: FDR)

Há dias o Brasil vem acompanhando os impactos das fortes chuvas que devastaram o interior da Bahia. Para minimizar a situação, o governo federal já informou que irá liberar o saque por calamidade do FGTS, antecipará o seguro desemprego e suspenderá as cobranças de financiamento.

Quem será beneficiado

A medida é válida para a população que perdeu suas residências por causa das enchentes. O texto foi validado pelo presidente Jair Bolsonaro e já publicado na União.

Nesse domingo (12), o chefe de estado sobrevoou a área afetada ao lado dos ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), João Roma (Cidadania) e Marcelo Queiroga (Saúde).

“Nós vamos, a partir do próximo ano, antecipar o abono e estender em duas parcelas o seguro-desemprego para as famílias que estão nessa região”, afirmou Marinho, em coletiva de imprensa realizada ao lado de Bolsonaro.

O governo deverá investir cerca de R$ 5,8 milhões para a recuperação de municípios atingidos pelas chuvas.

Financiamentos suspensos

A Caixa Econômica Federal informou que estará suspendendo por 90 dias o pagamento dos financiamentos imobiliários destas vítimas. Quem estiver com prestações atrasadas terá ainda a oportunidade de renegociar a dívida.

De acordo com o banco, será fornecido todo o suporte para os clientes de modo que eles consigam quitar os valores. Além disso, terão acesso também as indenizações do seguro habitacional.

O banco estará liberando suporte técnico para que as prefeituras façam o levantamento dos danos e avaliem os custos da operação de recuperação com obras e edificações nos imóveis derrubados.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a população já recebeu autorização para solicitarem o saque de calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Ele é voltado para os trabalhadores dos municípios que tiverem a situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo governo federal.

Até o momento, o Ministério do Desenvolvimento Regional declarou situação de emergência em 17 municípios da Bahia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.