Atingidos por chuvas na Bahia terão direito a mais parcelas no seguro desemprego

Enchentes na Bahia deixam centenas de pessoas sem suas casas. Diante das fortes chuvas que afetam o interior do estado, o governo federal informou que estará estendendo o seguro desemprego daqueles que foram afetados. Além disso, as taxações dos financiamentos serão paralisadas temporariamente.

Atingidos por chuvas na Bahia terão direito a mais parcelas no seguro desemprego (Imagem: FDR)
Atingidos por chuvas na Bahia terão direito a mais parcelas no seguro desemprego (Imagem: FDR)

Há dias o Brasil vem acompanhando os impactos das fortes chuvas que devastaram o interior da Bahia. Para minimizar a situação, o governo federal já informou que irá liberar o saque por calamidade do FGTS, antecipará o seguro desemprego e suspenderá as cobranças de financiamento.

Quem será beneficiado

A medida é válida para a população que perdeu suas residências por causa das enchentes. O texto foi validado pelo presidente Jair Bolsonaro e já publicado na União.

Nesse domingo (12), o chefe de estado sobrevoou a área afetada ao lado dos ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), João Roma (Cidadania) e Marcelo Queiroga (Saúde).

“Nós vamos, a partir do próximo ano, antecipar o abono e estender em duas parcelas o seguro-desemprego para as famílias que estão nessa região”, afirmou Marinho, em coletiva de imprensa realizada ao lado de Bolsonaro.

O governo deverá investir cerca de R$ 5,8 milhões para a recuperação de municípios atingidos pelas chuvas.

Financiamentos suspensos

A Caixa Econômica Federal informou que estará suspendendo por 90 dias o pagamento dos financiamentos imobiliários destas vítimas. Quem estiver com prestações atrasadas terá ainda a oportunidade de renegociar a dívida.

De acordo com o banco, será fornecido todo o suporte para os clientes de modo que eles consigam quitar os valores. Além disso, terão acesso também as indenizações do seguro habitacional.

O banco estará liberando suporte técnico para que as prefeituras façam o levantamento dos danos e avaliem os custos da operação de recuperação com obras e edificações nos imóveis derrubados.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a população já recebeu autorização para solicitarem o saque de calamidade do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Ele é voltado para os trabalhadores dos municípios que tiverem a situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo governo federal.

Até o momento, o Ministério do Desenvolvimento Regional declarou situação de emergência em 17 municípios da Bahia.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.