IPI: Bolsonaro zera imposto para barco a vela e diz que medida deve gerar empregos; entenda

Em live na última quinta-feira (23), o Presidente da República Jair Bolsonaro anunciou que vai zerar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a importação de barcos a vela e jet ski. Bolsonaro é visto frequentemente usando esse tipo de embarcação, inclusive durante sua mais recente passagem pelo litoral paulista, de férias.

O mandatário argumentou que a medida deve impulsionar o turismo no país e gerar mais empregos: “Cada barco a vela emprega em média duas pessoas. A Europa, se não me engano, tem na ordem de 7 milhões de barcos. São 14 milhões de empregos aproximadamente”.

As motos aquáticas, também conhecidas como jet ski, também devem fazer parte de um plano de promoção do turismo. “Acredito que, com desregulamentação e zero IPI, vai diminuir preço aqui e vamos ter turismo de jet ski impulsionado no Brasil”, afirmou Bolsonaro.

A ideia do presidente é facilitar os trâmites para retirada de habilitação para pilotar jet ski, pois, segundo ele, trata-se de um veículo de fácil manuseio: “Não tem dificuldade dirigir jet ski. Em 10 minutos é mais do que suficiente, até menos, para você aprende a mexer”.

“O Brasil tem 8 mil km de costa. É um dos países que é bem rico em águas de lagoas, lagos, rios, canais, etc. É um coisa fantástica que vai ajudar o turismo também”, completou.

Passeios polêmicos de Bolsonaro

Nas suas férias, o Presidente da República costuma ser visto passeando em embarcações com amigos e apoiadores. Em maio de 2020, quando o Brasil atingiu a marca de 10 mil mortos pela Covid, Bolsonaro estava num jet ski quando declarou que as medidas contra a pandemia eram uma “neurose”.

Na última segunda-feira (20), Bolsonaro chegou a dançar funk com apoiadores sobre uma lancha, enquanto passeava pelo litoral paulista. Em registro divulgado nas redes sociais, o mandatário aparece dançando ao som de um funk cuja letra ataca a esquerda e compara feministas a cadelas.

Desoneração da folha de pagamento e IPI para táxis

Outras isenções fiscais vem sendo anunciadas para estimular a economia e ajudar certos setores. A desoneração da folha de pagamento, por exemplo, que ficou de fora do orçamento para 2022, deve ser prorrogada através de um projeto de lei.

Já a isenção do IPI na compra de veículos por taxistas e pessoas com deficiência foi prorrogada por cinco anos pelo Senado e deve ser sancionada pelo Presidente da República. Esse mesmo imposto já havia sido reduzido sobre videogames.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.