Governo da Bahia anuncia novidades no pagamento do IPVA de 2022. Já em janeiro, a população local deve ficar atenta. O calendário de prestação de contas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores foi divulgado. A primeira cobrança acontecerá no dia 31/01 e será possível ter acesso a descontos de até 20%. Confira.
Os governos estaduais estão todos anunciando os calendários de pagamento do IPVA. O imposto funciona em caráter obrigatório para todo cidadão que seja proprietário de algum veículo. Na Bahia, serão concedidos descontos de 5% a 20%, sendo a cobrança 23% mais cara que a rodada de 2020.
Descontos no IPVA da Bahia
De acordo com a Sefaz, o imposto contará com alguns reajustes. Quem fizer a quitação de seu valor total até o dia 10 de fevereiro terá um corte de 20%. Já para quem não puder antecipar a quantia, o parcelamento acontecerá em até 5 vezes.
A quantia mínima deve ser de R$ 120 por mês e sua quitação pode ser realizada em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou BancoB, com a apresentação apenas do número do Renavam.
Lista de isenção do IPVA 2022
- Portadores de deficiência física, visual, mental e autistas;
- Veículos de empresas concessionárias de serviço público de transporte coletivo, aqueles com mais de 15 anos de fabricação, veículos terrestres com motor de potência inferior a 50 cilindradas e embarcações com motor de potência inferior a 25 HP;
- Máquinas agrícolas, táxis de propriedade de motoristas profissionais autônomos e veículos pertencentes a embaixadas, a representações consulares, a funcionários de carreira diplomática e a pessoas jurídicas de direito privado instituídas pelo poder público estadual ou municipal;
- Veículos da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, dos partidos políticos, inclusive suas fundações, e das entidades sindicais, instituições de educação ou assistência social sem fins lucrativos e dos templos religiosos.
Como consultar cobranças
Para ter acesso aos boletos é preciso se conectar ao site da Sefaz. Na página, basta ir até a opção de impostos, selecionar a função IPVA e acompanhamento da cobrança. O cidadão precisa informar o número do Renavam para que os carnês sejam disponibilizados com suas respectivas datas de vencimento.