Calendário do IPVA 2022 Bahia é liberado; confira datas e formas de pagamentos

Governo da Bahia anuncia novidades no pagamento do IPVA de 2022. Já em janeiro, a população local deve ficar atenta. O calendário de prestação de contas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores foi divulgado. A primeira cobrança acontecerá no dia 31/01 e será possível ter acesso a descontos de até 20%. Confira.

Calendário do IPVA 2022 Bahia é liberado; confira datas e formas de pagamentos (Imagem: FDR)
Calendário do IPVA 2022 Bahia é liberado; confira datas e formas de pagamentos (Imagem: FDR)

Os governos estaduais estão todos anunciando os calendários de pagamento do IPVA. O imposto funciona em caráter obrigatório para todo cidadão que seja proprietário de algum veículo. Na Bahia, serão concedidos descontos de 5% a 20%, sendo a cobrança 23% mais cara que a rodada de 2020.

Descontos no IPVA da Bahia

De acordo com a Sefaz, o imposto contará com alguns reajustes. Quem fizer a quitação de seu valor total até o dia 10 de fevereiro terá um corte de 20%. Já para quem não puder antecipar a quantia, o parcelamento acontecerá em até 5 vezes.

A quantia mínima deve ser de R$ 120 por mês e sua quitação pode ser realizada em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou BancoB, com a apresentação apenas do número do Renavam.

Lista de isenção do IPVA 2022

  • Portadores de deficiência física, visual, mental e autistas;
  • Veículos de empresas concessionárias de serviço público de transporte coletivo, aqueles com mais de 15 anos de fabricação, veículos terrestres com motor de potência inferior a 50 cilindradas e embarcações com motor de potência inferior a 25 HP;
  • Máquinas agrícolas, táxis de propriedade de motoristas profissionais autônomos e veículos pertencentes a embaixadas, a representações consulares, a funcionários de carreira diplomática e a pessoas jurídicas de direito privado instituídas pelo poder público estadual ou municipal;
  • Veículos da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, dos partidos políticos, inclusive suas fundações, e das entidades sindicais, instituições de educação ou assistência social sem fins lucrativos e dos templos religiosos.

Como consultar cobranças

Para ter acesso aos boletos é preciso se conectar ao site da Sefaz. Na página, basta ir até a opção de impostos, selecionar a função IPVA e acompanhamento da cobrança. O cidadão precisa informar o número do Renavam para que os carnês sejam disponibilizados com suas respectivas datas de vencimento.

Calendário de pagamento do IPVA 2022 na Bahia

Calendário do IPVA 2022 Bahia é liberado; confira datas e formas de pagamentos (Imagem: Sefaz Bahia)
Calendário do IPVA 2022 Bahia é liberado; confira datas e formas de pagamentos (Imagem: Sefaz Bahia)

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.