Calendário do IPVA 2022 Bahia é liberado; confira datas e formas de pagamentos

Governo da Bahia anuncia novidades no pagamento do IPVA de 2022. Já em janeiro, a população local deve ficar atenta. O calendário de prestação de contas do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores foi divulgado. A primeira cobrança acontecerá no dia 31/01 e será possível ter acesso a descontos de até 20%. Confira.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
Calendário do IPVA 2022 Bahia é liberado; confira datas e formas de pagamentos (Imagem: FDR)
Calendário do IPVA 2022 Bahia é liberado; confira datas e formas de pagamentos (Imagem: FDR)

Os governos estaduais estão todos anunciando os calendários de pagamento do IPVA. O imposto funciona em caráter obrigatório para todo cidadão que seja proprietário de algum veículo. Na Bahia, serão concedidos descontos de 5% a 20%, sendo a cobrança 23% mais cara que a rodada de 2020.

Descontos no IPVA da Bahia

De acordo com a Sefaz, o imposto contará com alguns reajustes. Quem fizer a quitação de seu valor total até o dia 10 de fevereiro terá um corte de 20%. Já para quem não puder antecipar a quantia, o parcelamento acontecerá em até 5 vezes.

publicidade

A quantia mínima deve ser de R$ 120 por mês e sua quitação pode ser realizada em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou BancoB, com a apresentação apenas do número do Renavam.

Lista de isenção do IPVA 2022

  • Portadores de deficiência física, visual, mental e autistas;
  • Veículos de empresas concessionárias de serviço público de transporte coletivo, aqueles com mais de 15 anos de fabricação, veículos terrestres com motor de potência inferior a 50 cilindradas e embarcações com motor de potência inferior a 25 HP;
  • Máquinas agrícolas, táxis de propriedade de motoristas profissionais autônomos e veículos pertencentes a embaixadas, a representações consulares, a funcionários de carreira diplomática e a pessoas jurídicas de direito privado instituídas pelo poder público estadual ou municipal;
  • Veículos da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, dos partidos políticos, inclusive suas fundações, e das entidades sindicais, instituições de educação ou assistência social sem fins lucrativos e dos templos religiosos.

Como consultar cobranças

Para ter acesso aos boletos é preciso se conectar ao site da Sefaz. Na página, basta ir até a opção de impostos, selecionar a função IPVA e acompanhamento da cobrança. O cidadão precisa informar o número do Renavam para que os carnês sejam disponibilizados com suas respectivas datas de vencimento.

Calendário de pagamento do IPVA 2022 na Bahia

Calendário do IPVA 2022 Bahia é liberado; confira datas e formas de pagamentos (Imagem: Sefaz Bahia)
Calendário do IPVA 2022 Bahia é liberado; confira datas e formas de pagamentos (Imagem: Sefaz Bahia)

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!