Após alta da vulnerabilidade, vale gás começa a ser pago hoje (27); saiba quem recebe

Pelo menos 100 cidades atingidas com a alta da chuva na Bahia e em Minas Gerais receberão o vale gás a partir de hoje (27), conforme informou o governo federal. A medida tem como objetivo amparar a população que se encontra prejudicada com os prejuízos causados pelos desastres naturais.

Apenas na Bahia, estima-se que 430 mil pessoas tenham sido atingidas após 58 cidades ficarem naufragadas com o volume das águas da chuva. As informações são da Defesa Civil local e foram divulgadas no último domingo (26).

Após apuração de dados dos municípios, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) divulgou o triste número de 19.580 desalojados, 16.001 desabrigados, 18 mortos e 2 desaparecidos.

Como receber o vale gás

Para que sejam beneficiados, os moradores precisam residir em municípios pertencentes ao estados que declararam calamidade pública. A estimativa do governo federal é de que 100 mil família sejam amparadas nesse momento.

O valor do auxílio é de R$ 52, e corresponde a metade do valor cobrado pelo botijão de gás de 13 quilos em grande parte do país. A quantia será depositada a  cada dois meses.

Para quem ainda está com dúvidas sobre o pagamento do benefício, o ideal é consultar se sua cidade foi inclusa como uma das atingidas pelas chuvas. Para isso, acesse o documento do Ministério da Cidade por aqui! .

Além disso, serão contemplados os moradores que já estavam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), e que tenham comprovado renda mensal de até um salário mínimo por integrante da família.

O saque acontece por meio do cartão do Auxílio Brasil, e a consulta sobre o valor e liberação do vale gás fica disponível tanto no aplicativo Caixa Tem, como pelo telefone 111 do Atendimento Caixa ao Cidadão.

E os outros estados?

Para o restante da população vulnerável que também aguarda o pagamento desse benefício, o governo federal divulgou recentemente um calendário com as ordens de depósitos.

A expectativa é que o primeiro pagamento aconteça em 18 de janeiro, e não nesse mês como havia sido especulado e prometido pelo governo Bolsonaro. O valor de R$ 52 deve ser incluso na mensalidade do Auxílio Brasil.

E vale dizer que também contemplará as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Veja o cronograma de saques:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile