Após alta da vulnerabilidade, vale gás começa a ser pago hoje (27); saiba quem recebe

Pelo menos 100 cidades atingidas com a alta da chuva na Bahia e em Minas Gerais receberão o vale gás a partir de hoje (27), conforme informou o governo federal. A medida tem como objetivo amparar a população que se encontra prejudicada com os prejuízos causados pelos desastres naturais.

Apenas na Bahia, estima-se que 430 mil pessoas tenham sido atingidas após 58 cidades ficarem naufragadas com o volume das águas da chuva. As informações são da Defesa Civil local e foram divulgadas no último domingo (26).

Após apuração de dados dos municípios, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) divulgou o triste número de 19.580 desalojados, 16.001 desabrigados, 18 mortos e 2 desaparecidos.

Como receber o vale gás

Para que sejam beneficiados, os moradores precisam residir em municípios pertencentes ao estados que declararam calamidade pública. A estimativa do governo federal é de que 100 mil família sejam amparadas nesse momento.

O valor do auxílio é de R$ 52, e corresponde a metade do valor cobrado pelo botijão de gás de 13 quilos em grande parte do país. A quantia será depositada a  cada dois meses.

Para quem ainda está com dúvidas sobre o pagamento do benefício, o ideal é consultar se sua cidade foi inclusa como uma das atingidas pelas chuvas. Para isso, acesse o documento do Ministério da Cidade por aqui! .

Além disso, serão contemplados os moradores que já estavam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), e que tenham comprovado renda mensal de até um salário mínimo por integrante da família.

O saque acontece por meio do cartão do Auxílio Brasil, e a consulta sobre o valor e liberação do vale gás fica disponível tanto no aplicativo Caixa Tem, como pelo telefone 111 do Atendimento Caixa ao Cidadão.

E os outros estados?

Para o restante da população vulnerável que também aguarda o pagamento desse benefício, o governo federal divulgou recentemente um calendário com as ordens de depósitos.

A expectativa é que o primeiro pagamento aconteça em 18 de janeiro, e não nesse mês como havia sido especulado e prometido pelo governo Bolsonaro. O valor de R$ 52 deve ser incluso na mensalidade do Auxílio Brasil.

E vale dizer que também contemplará as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Veja o cronograma de saques:

  • Final NIS 1: 18 de janeiro
  • Final NIS 2: 19 de janeiro
  • Final NIS 3: 20 de janeiro
  • Final NIS 4: 21 de janeiro
  • Final NIS 5: 24 de janeiro
  • Final NIS 6: 25 de janeiro
  • Final NIS 7: 26 de janeiro
  • Final NIS 8: 27 de janeiro
  • Final NIS 9: 28 de janeiro
  • Final NIS 0: 31 de janeiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]