Brasileiros devem ficar atentos aos repasses do imposto de renda. Nessa quinta-feira (23), a Receita Federal abriu as consultas para a restituição do IRPF de 2020. Parte dos contribuintes deverão ser contemplados com um montante total de R$ 258 milhões ao longo da próxima semana. Saiba abaixo como acompanhar a lista de beneficiários.
A restituição do imposto de renda nada mais é do que a devolução de parte do valor pago pelo contribuinte ao longo do ano vigente. Ela acontece quando o cidadão ultrapassa a quantia mínima determinada pela Receita Federal, tendo assim o direito de ser contemplado.
Consulta da restituição do IRPF
De acordo com a Receita Federal, cerca de 175 mil contribuintes caíram na malha fina e tiveram a restituição aprovada. Isso significa que o lote custará R$ 285 milhões. Para saber se será contemplado é preciso se conectar a página da Receita Federal.
A partir das 10h desta quinta-feira (23) a lista já estará disponível. Ao acessar a plataforma basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. O procedimento também está disponível no aplicativo da Receita Federal.
O órgão informou que fará o pagamento até o dia 30 de dezembro. O valor é repassado para as contas bancárias informadas na hora da declaração do IRPF. O atual lote beneficia não só quem caiu na malha fina, como demais contribuintes que ultrapassaram o teto da receita.
Se ao consultar a lista, não encontrar o nome, é preciso entrar em contato com o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Por fim, caso o valor não seja depositado ainda que aprovado, é preciso entrar em contato com o Banco do Brasil para solicitar o resgate.
Nesse caso, é possível agendar repasse para qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Após um ano, se a quantia não for retirada, sua liberação irá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.