Atitudes que você pode adotar para reduzir valor do Imposto de Renda em 2022

O fim de ano chegou e com ele preocupações com os gastos extras da época e pagamento de impostos. Por isso, para organizar as finanças é preciso adotar atitudes que possam reduzir gastos, uma coisa que muitos não sabem é a possibilidade de diminuir o valor do Imposto de Renda.

Atitudes que você pode adotar para reduzir valor do Imposto de Renda em 2022
Atitudes que você pode adotar para reduzir valor do Imposto de Renda em 2022 (IMAGEM: FDR)

Para quem possui renda tributável, ou seja, pessoas que possuem vínculo empregatício no setor público ou privado, anualmente existe o recolhimento do Imposto de Renda, a declaração acontece no primeiro quadrimestre do ano.

A restituição é uma das maneiras de não sentir tanto o peso do imposto. A restituição do Imposto de Renda é o reajuste feito pelo governo, isso acontece quando o imposto devido é menor do que o que foi retido na fonte.

A diferença surge em relação às deduções, como  exemplo daqueles gastos com saúde e educação, estes são debitados dos rendimentos tributáveis tornando a base de cálculo menor, reduzindo assim o imposto. Consequentemente, quanto maior o número de deduções maior a restituição.

O que fazer para  reduzir o valor do Imposto de Renda 2022?

O investimento em fundos da previdência privada é uma forma de garantir descontos no IR. Para isso, o investimento precisa ser realizado ainda este ano.

São os fundos da previdência privada que aportam recursos de cotistas em diferentes ativos, como exemplo disso estão a renda fixa e ações que são alocadas de acordo com cada estratégia.

Os fundos da previdência possuem a finalidade de servir como complementos da aposentadoria de quem está investindo. São nas regras e benefício específicos que os fundos da previdência encontram suas vantagens tributárias, sendo elas:

  • Redução do imposto a longo prazo: além de se ver livre do IR, o contribuinte investidor pode ainda escolher a tributação regressiva na previdência que diminui a longo prazo para quem poupa; 
  • Dedução de até 12% da renda tributável: a depender do plano de previdência é possível reduzir o Imposto em até 12% da renda declarada;
  • Ausência do come-cotas: a cobrança automática do IR não inclui os fundos da previdência, sendo assim esses valores continuam rendendo até a apuração.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!