Receita abre hoje (23) consulta para restituição do IR; 175 mil contribuintes terão direito

Brasileiros devem ficar atentos aos repasses do imposto de renda. Nessa quinta-feira (23), a Receita Federal abriu as consultas para a restituição do IRPF de 2020. Parte dos contribuintes deverão ser contemplados com um montante total de R$ 258 milhões ao longo da próxima semana. Saiba abaixo como acompanhar a lista de beneficiários.

Receita abre hoje (23) consulta para restituição do IR; 175 mil contribuintes terão direito (Imagem: FDR)
Receita abre hoje (23) consulta para restituição do IR; 175 mil contribuintes terão direito (Imagem: FDR)

A restituição do imposto de renda nada mais é do que a devolução de parte do valor pago pelo contribuinte ao longo do ano vigente. Ela acontece quando o cidadão ultrapassa a quantia mínima determinada pela Receita Federal, tendo assim o direito de ser contemplado.

Consulta da restituição do IRPF

De acordo com a Receita Federal, cerca de 175 mil contribuintes caíram na malha fina e tiveram a restituição aprovada. Isso significa que o lote custará R$ 285 milhões. Para saber se será contemplado é preciso se conectar a página da Receita Federal.

A partir das 10h desta quinta-feira (23) a lista já estará disponível. Ao acessar a plataforma basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. O procedimento também está disponível no aplicativo da Receita Federal.

O órgão informou que fará o pagamento até o dia 30 de dezembro. O valor é repassado para as contas bancárias informadas na hora da declaração do IRPF. O atual lote beneficia não só quem caiu na malha fina, como demais contribuintes que ultrapassaram o teto da receita.

Se ao consultar a lista, não encontrar o nome, é preciso entrar em contato com o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Por fim, caso o valor não seja depositado ainda que aprovado, é preciso entrar em contato com o Banco do Brasil para solicitar o resgate.

Nesse caso, é possível agendar repasse para qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB  ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Após um ano, se a quantia não for retirada, sua liberação irá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.