Trabalho home office na pandemia vai diminuir seu 13° salário?

Concessão do 13º salário varia para quem teve a jornada de trabalho alterada na pandemia. Nessa semana, os brasileiros que atuam em regime CLT terão acesso a primeira parcela do décimo terceiro. O benefício é ofertado anualmente mediante a legislação trabalhista. No entanto, quem esteve de home office pode não ter acesso ao valor total. Entenda.

Trabalho home office na pandemia vai diminuir meu 13° salário? (Imagem: FDR)
Trabalho home office na pandemia vai diminuir meu 13° salário? (Imagem: FDR)

O 13º salário é um benefício garantido pela legislação brasileira para a população que atua no mercado de carteira assinada. A definição de seu valor depende do tempo do contrato e também da quantia bruta paga mensalmente. No entanto, há alguns pontos que devem ser observados.

Estive de home office na pandemia, vou perder meu 13º?

Para quem apenas migrou para o trabalho remoto, o abono natalino se mantém garantido de forma integral. O reajuste só acontece caso o empregador tenha alterado o contrato de trabalho, optando pela redução temporária da jornada.

Para esse grupo, uma vez em que o tempo de serviço foi menor, o salário acaba também sendo modificado, isso afeta diretamente na definição do 13º que leva em consideração as últimas parcelas do salário bruto.

Para saber o valor exato do 13º basta acessar nossa calculadora virtual bem aqui.

Compras de Natal: 5 dicas INCRÍVEIS para presentear sem gastar muito em 2021

Quem pode receber o 13° salário em 2021?

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile