Após sancionar vale gás, presidente Jair Bolsonaro responsabiliza Lula pela alta no preço do botijão. Nessa semana, foi aprovado o projeto de lei que institui a concessão de uma ajuda de custo para a aquisição do botijão de gás. A medida foi validada pelo governo federal, mas de acordo com o chefe de estado a inflação no produto é de responsabilidade de gestões anteriores.
O vale gás foi finalmente aprovado, mas Bolsonaro afirma que a culpa de tal despesa é do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com ele, o petista é o principal responsável mediante suas negociações negativas para se beneficiar com os lucros da Petrobras.
Hoje, a média nacional do botijão com 13kg é de R$ 102,00. O preço varia a depender dos estados e municípios, mas não é encontrado abaixo de R$ 80.
Bolsonaro volta a atacar Lula
Em entrevista concedida para jornalistas no Palácio da Alvorada, o chefe de estado informou que “não pode quem tem 25 ou 30 anos não saber o que aconteceu há até 10 anos”, fazendo referência aos impactos do governo Lula.
“Tem gente que quer voltar ao mesmo tipo de gente que colocou o Brasil em situação difícil. Tem gente que acha que se o cara voltar vai ter gasolina a 3 reais e gás a 50”, afirmou Bolsonaro se referindo a candidatura de Lula nas eleições de 2022.
Para ele, a culpa dos combustíveis estar em alta se dá pelas negociações entre o PT e a Petrobras.
“A Petrobras tem problemas? Tem. Ela se aparelhou com legislação para se autoproteger. Igual ao preço por paridade internacional, que é uma lei de 2016. Alguns falam que eu posso interferir. Eu respondo civil ou criminalmente. Agora, o grande vilão é o ICMS”, insistiu.
O presidente ainda relacionou o atual preço do botijão a expropriação de refinarias da Petrobras feitas pela Bolívia. Criticando a relação de Lula com o presidente da Bolívia na época, Evo Morales.
“O gás está caro? Agradeça ao Lula que deu a refinaria da Petrobras”, retrucou.
Sobre o vale gás
O benefício começará a ser pago ao longo das próximas semanas. De acordo com sua legislação, terá direito ao recebimento as:
- famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; ou
- famílias que tenham entre os integrantes residentes no mesmo endereço quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Documentos para solicitar o vale gás
- Certidão de Nascimento; ou
- Certidão de Casamento; ou
- CPF; ou
- Carteira de Identidade – RG; ou
- Carteira de Trabalho; ou
- Título de Eleitor; ou
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.