Por que Bolsonaro culpa Lula pelo preço alto do gás?

Após sancionar vale gás, presidente Jair Bolsonaro responsabiliza Lula pela alta no preço do botijão. Nessa semana, foi aprovado o projeto de lei que institui a concessão de uma ajuda de custo para a aquisição do botijão de gás. A medida foi validada pelo governo federal, mas de acordo com o chefe de estado a inflação no produto é de responsabilidade de gestões anteriores.

Por que Bolsonaro culpa Lula pelo preço alto do gás? (Imagem: FDR)
Por que Bolsonaro culpa Lula pelo preço alto do gás? (Imagem: FDR)

O vale gás foi finalmente aprovado, mas Bolsonaro afirma que a culpa de tal despesa é do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com ele, o petista é o principal responsável mediante suas negociações negativas para se beneficiar com os lucros da Petrobras.

Hoje, a média nacional do botijão com 13kg é de R$ 102,00. O preço varia a depender dos estados e municípios, mas não é encontrado abaixo de R$ 80.

Bolsonaro volta a atacar Lula

Em entrevista concedida para jornalistas no Palácio da Alvorada, o chefe de estado informou que “não pode quem tem 25 ou 30 anos não saber o que aconteceu há até 10 anos”, fazendo referência aos impactos do governo Lula.

“Tem gente que quer voltar ao mesmo tipo de gente que colocou o Brasil em situação difícil. Tem gente que acha que se o cara voltar vai ter gasolina a 3 reais e gás a 50”, afirmou Bolsonaro se referindo a candidatura de Lula nas eleições de 2022.

Para ele, a culpa dos combustíveis estar em alta se dá pelas negociações entre o PT e a Petrobras.

“A Petrobras tem problemas? Tem. Ela se aparelhou com legislação para se autoproteger. Igual ao preço por paridade internacional, que é uma lei de 2016. Alguns falam que eu posso interferir. Eu respondo civil ou criminalmente. Agora, o grande vilão é o ICMS”, insistiu.

O presidente ainda relacionou o atual preço do botijão a expropriação de refinarias da Petrobras feitas pela Bolívia. Criticando a relação de Lula com o presidente da Bolívia na época, Evo Morales.

“O gás está caro? Agradeça ao Lula que deu a refinaria da Petrobras”, retrucou.

Sobre o vale gás

O benefício começará a ser pago ao longo das próximas semanas. De acordo com sua legislação, terá direito ao recebimento as:

  • famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; ou
  • famílias que tenham entre os integrantes residentes no mesmo endereço quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Documentos para solicitar o vale gás

  • Certidão de Nascimento; ou
  • Certidão de Casamento; ou
  • CPF; ou
  • Carteira de Identidade – RG; ou
  • Carteira de Trabalho; ou
  • Título de Eleitor; ou
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.