Bolsonaro diz que saúde e educação serão prejudicadas com liberação de absorventes grátis

Presidente ameaça novo corte orçamentário caso tenha suas decisões questionadas. Nesse final de semana, o chefe de estado, Jair Bolsonaro, deu uma entrevista afirmando que irá reajustar a folha financeira da educação e da saúde caso o Congresso derrube seu veto sobre a distribuição gratuita de absorvente. A proposta foi debatida na última semana.

Bolsonaro diz que saúde e educação serão prejudicadas com liberação de absorventes grátis (Imagem: Gazeta do Povo)
Bolsonaro diz que saúde e educação serão prejudicadas com liberação de absorventes grátis (Imagem: Gazeta do Povo)

Na semana passada, parlamentares se reuniram para aprovar a implementação de um projeto de lei que tem como finalidade garantir a concessão gratuita de absorventes para as mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Bolsonaro, no entanto, vetou a proposta sem grandes justificativas.

Bolsonaro proíbe distribuição de absorventes

De acordo com o chefe de estado, a medida não se enquadra nas prioridades de seu governo, mesmo que o assunto seja debatido como uma questão de saúde pública. Diante disso, decretou seu veto, afirmando que caso fosse derrubado iria gerar novos cortes em pastas importantes, como educação e saúde.

A (proposta aponta que a) despesa é em torno de R$ 100 milhões, mas é muito mais, pela quantidade de pessoas que precisam. Não é a cegonha que vai levar o absorvente pelo Brasil todo. Alguém tem que levar, tem que fazer a logística disso. Se o Congresso derrubar o veto do absorvente eu vou ter que tirar dinheiro da saúde e da educação. (Porque) Vai ter que tirar de algum lugar”, afirmou Bolsonaro para jornalistas cariocas.

O chefe de estado informou ainda que pode voltar atrás na medida, desde que sejam encontradas alternativas fiscais para garantir a prioridade dos projetos apoiados por ele.

“Quando qualquer projeto cria despesa, o parlamentar sabe que tem que apresentar a fonte de custeio. Quando não apresenta, se eu sanciono, eu estou incluso no artigo 85 da Constituição, crime de responsabilidade”, pontuou.

VALE GÁS: Cadastro, valores, regras, quem tem direito e como solicitar o auxílio

Quais mulheres seriam beneficiadas com a distribuição de absorventes?

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile