Ambev anuncia reajuste no preço das cervejas Brahma, Skol, Stella e outras

A Ambev (Americas’ Beverage Company) é a dona das marcas Skol, Brahma, Stella Artoris e Colorado. A cervejaria é uma multinacional que domina cerca de 60% de todo o mercado de cerveja do Brasil. Em nota, a multinacional anunciou às empresas compradoras que vai aumentar o preço das cervejas no mês de outubro.

Ambev anuncia reajuste no preço das cervejas Brahma, Skol, Stella e outras
Ambev anuncia reajuste no preço das cervejas Brahma, Skol, Stella e outras (Foto: Léo Drumond/VEJA)

A Ambev informou que é um ajuste periódico e que vai levar em conta alguns fatores para o reajuste dos produtos.

O reajuste nos preços vai mudar de acordo com a região, marca, canal de venda e embalagem. O aumento também leva em consideração a alta do dólar, bem como o aumento no valor dos insumos utilizados na fabricação dos produtos.

Entretanto, a fabricante de cervejas não mencionou qual será o percentual do reajuste dos preços. A empresa também não informou se os aumentos serão aplicados só para os bares e restaurantes, ou se a venda avulsa para o consumo em casa também terá reajuste.

A Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes (Abrasel) calcula que, no estado de São Paulo, por exemplo, o aumento será de até 10% no valor do produto. Isso considerando a elevação da inflação acumulada durante os últimos anos.

Em relação aos outros estados, a Abrasel prevê um aumento nos preços das cervejas que ficará em torno de 6% ou até mesmo de 8%. Essa também considera a inflação que se acumulou durante os últimos 12 anos.

O presidente-executivo da associação, Paulo Solmucci, explica que o setor está sofrendo com o aumento da luz, do aluguel, dos alimentos e até mesmo do combustível, por conta do delivery. Desse modo, torna-se inviável não repassar o aumento para o consumidor.

No entanto, para Solmucci, o aumento anunciado pela Ambev vai influenciar outras cervejarias a também realizar reajustes. Segundo ele, a multinacional é uma referência de preço para o mercado, assim, o aumento dos valores será acompanhado pela concorrência.

Recentemente, a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) realizou uma pesquisa, junto com a consultoria Galunion, que mostrou a situação desse setor. Segundo a pesquisa, cerca de 62% dos restaurantes, bares, cafés, lanchonetes e outros setores que realizam a venda das cervejas ainda não se recuperaram.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.