Restaurantes, shoppings e outros comércios que vão exigir passaporte da vacina

Nesta segunda, 23, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, comunicou que a população precisará de um passaporte da vacina para ingressar em eventos, shoppings, restaurantes e demais estabelecimentos. O acesso ao documento será através de um aplicativo. Veja detalhes.

Restaurantes, shoppings e outros comércios que vão exigir passaporte da vacina
Restaurantes, shoppings e outros comércios que vão exigir passaporte da vacina (Imagem: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

“O conceito principal é que os estabelecimentos só vão poder aceitar pessoas que estejam com vacina (da Covid-19). Esse é o passaporte. Se o estabelecimento estiver com pessoas sem vacina e isso for observado pela Vigilância Sanitária, ele sofrerá multa. Então vamos oferecer um mecanismo para que esses locais identifiquem quem tem vacina. Vamos fornecer o sistema para que ele baixe na plataforma e-Saúde e faça a leitura do QR Code”, explicou o prefeito.

Mas, pouco depois do anúncio, Edson Aparecido, o secretário municipal de Saúde, disse que o comprovante em bares, shoppings e restaurantes será opcional. O secretário explicou que o comprovante será exigido em eventos e teatros de shoppings e similares.

O aplicativo que será lançado até o fim desta semana deve ser baixado nos celulares. Após o download, o usuário deve fazer o cadastro e emitir um QR Code.

Através da leitura do código, o estabelecimento saberá se a pessoa está ou não vacinada. Caso seja detectado que alguma dose está em atraso, o local poderá barrar a entrada.

O prefeito também disse que o novo app vai ajudar as pessoas a consultar os próprios calendários de vacinação e saberem quando devem tomar a segunda dose.

“É um serviço importante porque às vezes a pessoa recebe a carteirinha de vacinação e esquece. Muitos não tomaram a segunda dose. Então pelo aplicativo no celular ela vai fazer a leitura e identificar a data da vacinação. Mas o objetivo principal é mesmo o passaporte para adentrar os locais autorizados pela Vigilância Sanitária, como eventos”, disse Nunes.

Quarentena encerrada

Na última semana, o governador do estado João Dória, encerrou a quarentena contra a covid-19. Isto acontece antes que grande parte da população esteja com a imunização completa e com indicadores preocupantes que mostram que a pandemia ainda não está controlada.

Foram retiradas as restrições de público e horário para os bares, academias, restaurantes e comércio. 

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Restaurantes, shoppings e outros comércios que vão exigir passaporte da vacina

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA