Pesquisas apontam que enquanto vagas de emprego no Brasil são escassas no exterior estão sobrando. A movimentação é resultado da retomada de atividades no setor econômico de países como Reino Unido e Portugal. A oportunidade pode ser uma possibilidade para brasileiros.
Em contexto de crise econômica, o Brasil vem sofrendo um dos piores momentos no mercado de trabalho. Em julho, o país registrou a marca de aproximadamente 14,761 milhões de pessoas desocupadas.
Apesar das ações de retomada da economia, o Brasil segue em situação de crise e esse cenário pode perdurar por alguns anos.
Comparando com outros países, a realidade é diferente. Em Portugal e na Espanha, o índice atual de desemprego aponta 4,3% da população, refletindo taxas bem mais baixas em relação ao que está acontecendo no Brasil.
Alguns brasileiros que moram no exterior afirmam que em alguns lugares há vagas sobrando. O cenário inverso ao do Brasil é resultado de uma série de atuações para a aceleração da retomada da economia, incluindo o processo de imunização de toda população, com a vacina contra a Covid-19.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o país tinha aproximadamente 11 milhões de vagas disponíveis em julho, de acordo com a United States Secretary of Labor (Secretária de Estatísticas de Trabalho do Estados Unidos).
As expectativas é de que neste segundo semestre de 2021, empresas continuem contratando ainda mais pessoas e profissionais, pela segurança que a vacinação proporciona, e que consequentemente influencia no processo de retomada da economia.
Brasileiras que vivem no exterior
A curitibana Fernanda Naconeski, que emigrou para Londres a cerca de seis anos, falou em entrevista ao site UOL, sobre o andamento da retomada na capital.
“A empresa onde eu trabalhava decidiu fechar o escritório em Londres e desligar os empregados do Reino Unido. Foi bem difícil ficar sem emprego na pandemia. Com a retomada da economia, principalmente neste segundo semestre em 2021, percebi que estão surgindo muitas vagas. Recebo oportunidades de emprego dos recrutadores semanalmente.” destacou ela.