Enquanto vagas de emprego no Brasil são escassas no exterior estão sobrando

Pesquisas apontam que enquanto vagas de emprego no Brasil são escassas no exterior estão sobrando. A movimentação é resultado da retomada de atividades no setor econômico de países como Reino Unido e Portugal. A oportunidade pode ser uma possibilidade para brasileiros.

Enquanto vagas de emprego no Brasil são escassas no exterior estão sobrando
Enquanto vagas de emprego no Brasil são escassas no exterior estão sobrando (Foto: Reprodução Empregos Online)

Em contexto de crise econômica, o Brasil vem sofrendo um dos piores momentos no mercado de trabalho. Em julho, o país registrou a marca de aproximadamente 14,761 milhões de pessoas desocupadas.

Apesar das ações de retomada da economia, o Brasil segue em situação de crise e esse cenário pode perdurar por alguns anos. 

Comparando com outros países, a realidade é diferente. Em Portugal e na Espanha, o índice atual de desemprego aponta 4,3% da população, refletindo taxas bem mais baixas em relação ao que está acontecendo no Brasil. 

Alguns brasileiros que moram no exterior afirmam que em alguns lugares há vagas sobrando. O cenário inverso ao do Brasil é resultado de uma série de atuações para a aceleração da retomada da economia, incluindo o processo de imunização de toda população, com a vacina contra a Covid-19. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, o país tinha aproximadamente 11 milhões de vagas disponíveis em julho, de acordo com a United States Secretary of Labor (Secretária de Estatísticas de Trabalho do Estados Unidos). 

As expectativas é de que neste segundo semestre de 2021, empresas continuem contratando ainda mais pessoas e profissionais, pela segurança que a vacinação proporciona, e que consequentemente influencia no processo de retomada da economia

Brasileiras que vivem no exterior

A curitibana Fernanda Naconeski, que emigrou para Londres a cerca de seis anos, falou em entrevista ao site UOL, sobre o andamento da retomada na capital.  

A empresa onde eu trabalhava decidiu fechar o escritório em Londres e desligar os empregados do Reino Unido. Foi bem difícil ficar sem emprego na pandemia. Com a retomada da economia, principalmente neste segundo semestre em 2021, percebi que estão surgindo muitas vagas. Recebo oportunidades de emprego dos recrutadores semanalmente.” destacou ela. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!