BPC amplia regras para beneficiar crianças e adolescentes menores de 16 anos

O Benefício de Prestação Continuada é destinado a pessoas com deficiência incapacitados e idosos acima de 65 anos em situação de vulnerabilidade. Agora, as crianças e adolescentes menores de 16 anos também podem receber o BPC, desde que estejam dentro dos requisitos.

BPC amplia regras para beneficiar crianças e adolescentes menores de 16 anos
BPC amplia regras para beneficiar crianças e adolescentes menores de 16 anos (Imagem: Freepik)

As crianças e adolescentes menores de 16 anos podem receber o BPC quando se enquadram no requisito de deficiência incapacitante. Sendo assim, ela será avaliada pelo perito médico.

No caso de crianças, a inaptidão não se refere ao trabalho, mas deve causar impacto no desempenho de sua vida escolar, bem como a restrição à participação social compatível com a sua respectiva idade.

Para isso, é necessário comprovar tal situação, podendo ser feita por meio de apresentação de atestados bem como de exames médicos. Além disso, para ter direito ao BPC, a criança e adolescente devem se enquadrar no requisito socioeconômico.

Dessa maneira, é preciso comprovar ter renda per capita familiar mensal de até um quarto do salário mínimo. Outra exigência é que essa criança ou adolescente esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal. A inscrição é feita Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Documentos para solicitar o BPC

A criança deverá passar por uma perícia do INSS devendo apresentar: atestados e exames médicos que comprovem a existência da deficiência e comprovante de gastos com medicamento e tratamento médico, se houver.

Perícia INSS pela internet: Como agendar? Guia completo de serviços Meu INSS

Para solicitar o BPC, tanto para idosos, quanto para menores, os documentos são os mesmos, veja abaixo:

Solicitar BPC pelo Meu INSS

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile