Teleperícia do INSS: Como posso participar do exame por vídeo chamada?

INSS dá início a sua fase piloto de suas perícias. Começou nessa segunda-feira (16), o novo serviço de avaliação médica do Instituto Social do Seguro Social. Até o dia 31 de janeiro de 2021, um grupo poderá ser consultado por meio de vídeo chamada. O procedimento conta ainda com o auxílio de um profissional de saúde da rede privada e passará por um período de testes.  

Teleperícia do INSS: Como posso participar do exame por vídeo chamada? (Imagem: Google)
Teleperícia do INSS: Como posso participar do exame por vídeo chamada? (Imagem: Google)

A perícia médica digital do INSS foi motivada diante da atual realidade do covid-19. Com as agências fechadas ou reabertas, mas ainda de forma insegura, o órgão optou por realizar as avaliações de saúde para a concessão dos benefícios por meio de plataformas digitais.  

No entanto, é válido ressaltar que o procedimento está sendo feito apenas como um teste e caso obtenha sucesso será definitivamente implantado em 2021.

A ideia do INSS é que as empresas tenham um médico parceiro para que este avalie o funcionário e encaminhe o laudo para seus peritos.  

Como fazer a perícia online  

O procedimento vem sendo feito apenas por um grupo específico. O INSS solicitou que empresas se cadastrassem como voluntárias para passar pelo teste.

Aqueles que estão vinculados vem realizando exames com médicos do trabalho associados à empresa em que atua, juntamente com uma chamada de vídeo do INSS. 

Durante a realização dos exames o perito do órgão vai dando os direcionamentos para que o outro médico faça os toques e na sequência ambos chegam ao acordo do laudo, autorizando ou não o benefício.  

Médicos são contra a medida 

Cientes da situação, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) se posicionou contra a decisão do órgão.  

 “Não existe calamidade no âmbito da perícia médica federal e a prova disso é que as agendas de atendimento dos peritos médicos federais de todo o país estão frequentemente vazias ou incompletas”, diz a nota. 

A ANMP explicou ainda que Conselho Federal de Medicina (CFM) “possui inúmeros atos que proíbem peremptoriamente a utilização de recursos tecnológicos na perícia médica”. 

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho respondeu que “está preparada para dar início às Perícias Médicas com Uso da Telemedicina (PMUT)”, nesta segunda-feira. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.