Prova de Vida INSS 2022: Regras, Calendário e Procedimento Online (App)

Todos os anos, o INSS busca a realização do procedimento da Prova de Vida dos aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais há mais de um ano afim de evitar fraudes e pagamentos indevidos. Para saber como funciona a Prova de Vida INSS 2022, acompanhe nosso artigo completo a seguir!

Prova de Vida INSS 2022
Prova de Vida INSS 2022 (Imagem: FDR)

Muitos brasileiros que começaram a receber o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recentemente, ainda não sabem do que se trata a Prova de Vida que deve ser prestada nas agências bancárias todos os anos.

Sendo assim, essas pessoas acabam tendo seus benefícios bloqueados e uma grande dor de cabeça pela frente para resolver a situação e voltar a receber o que lhe é de direito.

Então se você por acaso é uma dessas pessoas, fique com a gente até o final e descubra tudo sobre a Prova de Vida INSS 2022!

Como funciona a Prova de Vida do INSS?

A Prova de Vida é uma forma desenvolvida pelo governo desde 2012 para evitar fraudes e proteger todos os beneficiários do INSS e pagadores de qualquer fraude.

Então a cada 12 meses, o beneficiário do INSS deve comparecer a sua agência bancária para apresentar uma prova de que está vivo e apto para continuar sendo um assegurado do órgão.

Esse procedimento é obrigatório e deve ser feito todos os anos sem exceção, nesse sentido, quem não realiza a Prova de Vida consequentemente terá o benefício do INSS bloqueado.

Quem precisa fazer a Prova de Vida do INSS?

Veja quais benefícios precisam realizar o procedimento para não terem os benefícios bloqueados pelo INSS:

  • Aposentados;
  • Pensionistas;
  • Além disso, pessoas que recebem benefícios assistenciais a um ano também são obrigadas.

Sendo assim, esses 3 beneficiários têm a obrigação de realizar a Prova de Vida a cada 12 meses e ajudar o INSS a evitar fraudes e pagamentos de benefícios indevidos.

Atenção: As pessoas que se encontram acamadas, hospitalizadas ou que sejam maiores de 80 anos com dificuldade de locomoção podem solicitar Prova de Vida domiciliar. O pedido de agendamento deve ser feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Calendário e datas da Prova de Vida INSS 2022

De acordo com a CAIXA, a cada 12 meses, é obrigatório que todos os beneficiários do INSS, compareçam em suas agências para realizarem a Prova de Vida.

No entanto, durante os anos de 2020 e 2021, o Congresso aprovou a suspensão da comprovação, com a justificativa de que era necessária para evitar a contaminação pela COVID-19.

Ou seja, durante os últimos dois anos não foi necessário realizar a Prova de Vida do INSS, mas agora o processo voltou a ser obrigatório.

Sendo assim, confira o calendário da Prova de Vida INSS 2022:

Antigo vencimento Novo prazo da prova de vida
Novembro de 2020 a junho de 2021 Janeiro de 2022
Julho e agosto de 2021 Fevereiro de 2022
Setembro e outubro de 2021 Março de 2022
Novembro e dezembro de 2021 Abril de 2022

No entanto, o INSS ressalta que no caso da prova de vida que deveria ter sido realizada até o mês de setembro de 2021, antes da última suspensão do calendário, mas que permanece em atraso, o procedimento deve ser feito o quanto antes para possibilitar o desbloqueio do benefício.

Para maiores detalhes, clique aqui!

É importante ressaltar que o calendário ganhou novos prazos somente por causa da pandemia do COVID-19. A partir de 2022, o processo volta a ser realizado em menor tempo.

Como realizar Prova de Vida 2022 pela internet (online)?

Com o avanço da tecnologia e a modernização dos processos e atividades em geral, era esperado que fosse possível realizar procedimentos obrigatórios como a Prova de Vida do INSS de forma digital (pela internet).

Sendo assim, separamos para você um tutorial muito simples e bem informativo que vai te ensinar a realizar a prova digital de forma online:

Como realizar Prova de Vida 2022 de forma presencial (nas agências bancárias)?

No entanto, se você está disposto a realizar esse procedimento de forma presencial, não se preocupe, pois também vamos te auxiliar e explicar o passo a passo de como fazer.

Nesse sentido, se você possuir um cadastro biométrico, basta ir até o caixa eletrônico e seguir o passo a passo que será mostrado na máquina. No entanto, se você não possuir um cadastro biométrico, deve então falar com um atendente.

Será necessário levar os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Documentos básicos (como comprovante de residência se for necessário);

Além disso, não esqueça de comparecer na agência devidamente protegido, com máscara e álcool em gel.

Notícias atualizadas sobre a Prova de Vida INSS 2022

Nos anos anteriores, não estava sendo exigida a Prova de Vida por conta da pandemia que estamos vivendo, pois a gravidade da pandemia exigia o isolamento social e a Prova de Vida online ainda não havia entrado em vigor.

Além disso, como alguns beneficiários do INSS possuem uma idade avançada, o INSS resolveu interromper com os bloqueios dos mesmos.

Mas recentemente o processo voltou a ser obrigatório. Sendo assim, para ter acesso a informações atualizadas, continue acompanhando as notícias aqui no FDR e não corra risco de perder seu benefício!

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 5

Prova de Vida INSS 2022: Regras, Calendário e Procedimento Online (App)

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Marina Poncio
Formada em Gestão Financeira pela UNOPAR. Atuou como gestora de grandes empresas multinacionais. Atualmente, dedica-se à produção de conteúdo especializado em economia e finanças.