O cartão gratuidade no transporte permite que idosos, que possuem 60 anos ou mais, se locomovam sem pagar por nada, dentro dos municípios. Porém, devido á pandemia, algumas restrições de horários foram adotadas, a fim de evitar os passeios dos mais velhos nos horários de picos.
Na última segunda-feira (13), a cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, suspendeu as restrições para o uso do cartão gratuidade no transporte. Com isso, os idosos que utilizam o transporte coletivo diariamente poderão ir e vir em restrição de horários.
Apesar da suspensão das restrições de horário para o cartão gratuidade no transporte, a Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar), informou que será mantido o número reduzido de vezes que o idoso pode usar o benefício.
Sendo assim, aqueles que possuem o cartão gratuidade no transporte poderão realizar até quatro viagens por dia. A flexibilização dos horários do beneficio tem como intuito facilitar o deslocamento dos idosos para tratamentos de saúde, afirmou a presidente da Transitar, Simoni Soares.
Porém, as restrições de viagens continuam devido à situação de pandemia e prevenção à Covid-19. Sendo assim, as liberações estão acontecendo de forma gradativa. Atualmente, o cartão pode ser utilizado nos horários entre os picos.
A restrição total do uso do cartão para os passageiros entre 60 e 64 anos foi suspensa em 09 de maio. Porém, as viagens estavam limitadas das 09h às 16h e a partir das 20h, de segunda a sexta. Aos sábados a partir das 9h00 e aos domingos sem restrições de horários.
Bloqueio do cartão gratuidade no transporte
Segundo a Transitar, durante a pandemia, os passageiros que utilizam o cartão do transporte coletivo e testam positivo para a Covid-19, têm o cartão bloqueado automaticamente. O bloqueio é realizado pela ValeSim, até que seja cumprido o período de isolamento, ou seja, após 10 dias ou mais, a depender do caso.
O cartão também pode ser bloqueado, por causa do prazo de recadastramento. Segundo a Transitar, o passageiro que não utiliza o cartão há algum tempo deve ficar atento para saber se o mesmo ainda está liberado para utilização. Em caso de bloqueio, o morador deve procurar a ValeSim, pelo telefone (45) 3036-3738.