Cidade do Paraná suspende restrições para usar cartão gratuidade no transporte

O cartão gratuidade no transporte permite que idosos, que possuem 60 anos ou mais, se locomovam sem pagar por nada, dentro dos municípios. Porém, devido á pandemia, algumas restrições de horários foram adotadas, a fim de evitar os passeios dos mais velhos nos horários de picos.

Cidade do Paraná suspende restrições para usar cartão gratuidade no transporte
Cidade do Paraná suspende restrições para usar cartão gratuidade no transporte (Imagem: Semob Brasília)

Na última segunda-feira (13), a cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, suspendeu as restrições para o uso do cartão gratuidade no transporte. Com isso, os idosos que utilizam o transporte coletivo diariamente poderão ir e vir em restrição de horários.

Apesar da suspensão das restrições de horário para o cartão gratuidade no transporte, a Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar), informou que será mantido o número reduzido de vezes que o idoso pode usar o benefício.

Sendo assim, aqueles que possuem o cartão gratuidade no transporte poderão realizar até quatro viagens por dia. A flexibilização dos horários do beneficio tem como intuito facilitar o deslocamento dos idosos para tratamentos de saúde, afirmou a presidente da Transitar, Simoni Soares.

Porém, as restrições de viagens continuam devido à situação de pandemia e prevenção à Covid-19. Sendo assim, as liberações estão acontecendo de forma gradativa. Atualmente, o cartão pode ser utilizado nos horários entre os picos.

A restrição total do uso do cartão para os passageiros entre 60 e 64 anos foi suspensa em 09 de maio. Porém, as viagens estavam limitadas das 09h às 16h e a partir das 20h, de segunda a sexta. Aos sábados a partir das 9h00 e aos domingos sem restrições de horários.

Bloqueio do cartão gratuidade no transporte

Segundo a Transitar, durante a pandemia, os passageiros que utilizam o cartão do transporte coletivo e testam positivo para a Covid-19, têm o cartão bloqueado automaticamente. O bloqueio é realizado pela ValeSim, até que seja cumprido o período de isolamento, ou seja, após 10 dias ou mais, a depender do caso.

O cartão também pode ser bloqueado, por causa do prazo de recadastramento. Segundo a Transitar, o passageiro que não utiliza o cartão há algum tempo deve ficar atento para saber se o mesmo ainda está liberado para utilização. Em caso de bloqueio, o morador deve procurar a ValeSim, pelo telefone (45) 3036-3738.

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Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.